loading

Benfica-FC Porto: 'Azuis e brancos' invictos há quase quatro anos

O FC Porto não saiu a ‘sorrir’ de todos os últimos sete encontros futebolísticos com o Benfica, mas, estatisticamente, não perdeu nenhum deles e ostenta uma invencibilidade a caminhar para os quatro anos.

Benfica-FC Porto: 'Azuis e brancos' invictos há quase quatro anos

Após o 0-2 caseiro de 14 de dezembro de 2014, para a 13.ª jornada da I Liga, não mais os ‘dragões’ foram derrotados pelos ‘encarnados’, somando, desde então, três triunfos e quatro igualdades, sempre em jogos do campeonato.

A formação portista venceu o ‘jogo do título’ da época passada, na Luz, e ainda os dois embates da época 2015/16, seguindo-se três empates, dois em 2016/17 e um em 2017/18, depois do já registado na segunda volta de 2014/15.

O brasileiro Lima, que ‘bisou’, aos 36 e 56 minutos, continua na história como o marcador dos golos que selaram a última vitória do Benfica sobre o FC Porto, no Dragão, ainda com Jorge Jesus a comandar os ‘encarnados’.

Ainda assim, analisando os jogos e o efeito dos resultados, conclui-se que todos os empates tiveram sabor a vitória para o Benfica, o primeiro dos quais a zero, na 30.ª jornada da I Liga de 2014/15.

A formação ‘encarnada’ chegou ao encontro com três pontos à maior sobre os ‘dragões’, mais a vantagem no confronto direto (2-0 no Dragão) e saiu do encontro da Luz com o título na ‘mão’.

Na época seguinte, os dois clubes reencontraram-se em 20 de setembro de 2015, no Estádio do Dragão, para a I Liga, e os portistas levaram a melhor, com um golo de André André, agora no Vitória de Guimarães, a quatro minutos do final.

Após a quinta ronda, os ‘dragões’ ficaram, junto ao Sporting, quatro pontos acima do Benfica, mas as ‘águias’ recuperaram e, depois de 21 rondas, seguiam na frente, ao lado do Sporting e com mais seis pontos do que o FC Porto.

Ainda assim, na Luz, à 22.ª ronda, em 12 de fevereiro de 2016, e depois de Mitroglou adiantar os ‘encarnados’, venceram os ‘dragões’, de José Peseiro, com tentos de Herrera, aos 28, e Aboubakar, aos 65, e um ‘enorme’ Casillas.

Apesar dos dois triunfos portistas, no final, celebrou o Benfica, que chegou ao ‘tri’ com um recorde de 88 pontos.

Na época 2016/17, o primeiro encontro aconteceu em 06 de novembro de 2016 e a festa foi da formação ‘encarnada’, que se salvou do desaire no Dragão aos 90+2 minutos, graças a um golo do argentino Lisandro López.

Os portistas, que partiram para a 10.ª ronda já a cinco pontos dos então tricampeões, adiantaram-se por Diogo Jota, mas Lisandro ‘gelou’ o Dragão, servido por André Horta, na sequência de um canto cedido escusadamente por Herrera.

Quando as duas equipas se reencontraram, na segunda volta, à 27.ª ronda, o FC Porto tinha reduzido a diferença para um escasso ponto e poderia sair líder do Estádio da Luz, com sete jornadas por disputar.

Em 01 de abril de 2017, o Benfica começou melhor e marcou logo aos sete minutos, num penálti do brasileiro Jonas, mas, aos 49, o uruguaio Maxi Pereira, que depois de oito épocas de ‘águia’ ao peito rumou ao Dragão, restabeleceu a igualdade.

O empate favorecia os ‘encarnados’, mas o FC Porto ‘contentou-se’ em não perder, o que lhe seria fatal: nas seis rondas seguintes, o Benfica só perdeu pontos em Alvalade (1-1) e chegou ao ‘tetra’.

Na temporada passada, o primeiro ‘clássico’ aconteceu novamente no Dragão, à 13.ª ronda da I Liga, e voltou-se a registar uma igualdade, agora a zero, a 18 de dezembro, num jogo em que os locais foram melhores.

Os portistas foram apanhados na liderança pelo Sporting, mas mantiveram-se três pontos à frente dos ‘encarnados’, cenário que, entretanto, deu uma grande volta.

Na Luz, à 30.ª jornada, o Benfica chegou na frente, com um ponto à maior sobre o FC Porto, e lançado para alcançar um inédito ‘penta’, mas, aos 90 minutos, um golo do mexicano Héctor Herrera deu o triunfo aos ‘azuis e brancos’.

Com este resultado, os ‘dragões’ saltaram para a frente, com mais dois pontos do que os ‘encarnados’, e chegaram ao título sem problemas, até porque, duas rondas volvidas, o Benfica caiu com estrondo na receção ao Tondela (2-3).

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Quem será o próximo presidente FC Porto?