loading

Crónica: ‘Show’ de Nakajima deixa Sporting ‘KO’ em Portimão

O Portimonense somou este domingo a segunda vitória na I Liga de futebol e abandonou o último lugar da prova, ao vencer o Sporting 4-2, em jogo da sétima jornada marcado por um 'bis' e uma assistência de Nakajima.

Crónica: ‘Show’ de Nakajima deixa Sporting ‘KO’ em Portimão

A equipa de Portimão beneficiou de um final de primeira parte demolidor, saindo a vencer por 2-0 ao intervalo, e resistiu à pressão 'leonina' no arranque da segunda parte. para concluir o jogo nos minutos finais.

O lateral-esquerdo Wilson Manafá assinou o primeiro golo (30) e assistiu Nakajima para o segundo (44), em lance que obrigou à saída do guarda-redes do Sporting, Salin, por lesão, depois de ter chocado com a cabeça no poste.

No segundo tempo, Montero reduziu (63), Nakajima assinou o seu segundo golo (82), Coates voltou a colocar o Sporting no jogo (88), mas João Carlos, com assistência de Nakajima, 'selou' o resultado final, no terceiro minuto de descontos.

Enquanto o Sporting ocupa o quinto lugar, com 13 pontos, a quatro da liderança bipartida entre Benfica e Sporting de Braga, o Portimonense saltou para a 13.ª posição, num grupo de cinco equipas com sete pontos.

Depois da derrota no terreno do Desportivo das Aves (3-0), António Folha operou uma espécie de revolução na equipa, com quatro mudanças, chamando Vítor Tormena, Wilson Manafá, Lucas Fernandes e Jackson Martinez, que se estreou a titular logo com a braçadeira de capitão.

O técnico do Sporting, José Peseiro, operou seis alterações em relação à partida disputada na quinta-feira, na Ucrânia, frente ao Vorskla Poltava (2-1), mas, face ao 'onze' da jornada anterior, na receção ao Marítimo (2-0), fez retornar Battaglia, recuperado de lesão, para o lugar de Petrovic, deixando Nani no banco.

Os primeiros 20 minutos foram equilibrados, com as duas equipas em fase de estudo mútuo e sem criar desequilíbrios, num período em que a única ameaça surgiu num livre direto de Bruno Fernandes, que rematou às malhas laterais (17 minutos).

Aos poucos, o Portimonense começou a impor-se sobre o adversário, trocando melhor a bola no meio-campo e aproveitando as qualidades individuais de alguns dos seus jogadores para partir para um último quarto de hora de primeiro tempo demolidor, que valeu dois golos.

Aos 30 minutos, após um contra-ataque pela esquerda, Wilson Manafá combinou com Nakajima e, já dentro da área, fintou Coates e atirou entre o poste mais próximo e o guarda-redes Salin.

O Sporting só ameaçou num cabeceamento de Coates para fora (38) e, em cima do intervalo, o Portimonense aumentou a vantagem depois de uma excelente jogada coletiva, concluída por Nakajima.

Na sequência do lance, o guarda-redes do Sporting, ao tentar defender o remate do japonês, bateu com a face no poste, o que obrigou à sua saída, substituído por Renan e depois transportado para o Hospital de Portimão.

Na segunda parte, o panorama modificou-se por completo, já com Nani em campo, aposta de José Peseiro que o colocou ao lado de Montero: com o Portimonense sem a dinâmica da primeira parte e a recuar, o Sporting assumiu o domínio da partida, desperdiçando uma ocasião flagrante, aos 60 minutos, quando Jovane, com a baliza aberta, atirou por cima.

Aos 63 minutos, os 'leões' reduziram a desvantagem, com Montero a concluir para a baliza vazia, após passe atrasado de Nani junto à linha de fundo, e, aos 69, o guardião Leo evitou o remate do isolado Gudelj.

A fase de maior assédio 'leonino' foi-se apagando e o Portimonense voltou à partida com o golo de Nakajima, num remate de fora da área.

O jogo parecia decidido, mas, numa fase em que Coates e André Pinto já jogavam na frente, o central uruguaio marcou de cabeça, após cruzamento de Nani (88).

A equipa algarvia 'selou' o resultado final aos 90+3, por João Carlos, isolado por Nakajima e concluindo na 'cara' de Renan.

Programa da jornada

Sexta-feira, 5 de Outubro de 2018
Tondela - Nacional, 1 - 1
Santa Clara - Desp. Chaves, 1 - 0
Feirense - BSAD, 0 - 0

Sábado, 6 de Outubro de 2018
V. Setúbal - Moreirense, 3 - 0
Marítimo - V. Guimarães, 1 - 3
Sp. Braga - Rio Ave, 1 - 1

Domingo, 7 de Outubro de 2018
Boavista - Desp. Aves, 1 - 0
Benfica - FC Porto, 1 - 0
Portimonense - Sporting, 4 - 2

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Quem será o próximo presidente FC Porto?