loading

Cronologia dos acontecimentos que levaram à detenção de Bruno de Carvalho

Cronologia dos acontecimentos que levaram à detenção do ex-presidente do Sporting Bruno de Carvalho, no âmbito da investigação sobre o ataque à academia do clube, em Alcochete.

Cronologia dos acontecimentos que levaram à detenção de Bruno de Carvalho

05 de abril:

- O Sporting perde por 2-0 com o Atlético de Madrid, na primeira mão dos quartos de final da Liga Europa, e o presidente do clube, Bruno de Carvalho, que não se deslocou a Madrid, utiliza o Facebook para criticar os jogadores.

06 de abril:

- A maioria dos jogadores divulga nas redes sociais um comunicado conjunto no qual mostra desagrado pelas críticas do presidente e lamenta a falta de apoio da direção. Bruno de Carvalho anuncia a suspensão dos jogadores que subscreveram o comunicado.

08 de abril:

- O presidente da Mesa da Assembleia Geral do Sporting (MAG), Jaime Marta Soares, considera “esgotadas as hipóteses de manutenção” de Bruno de Carvalho.

11 de abril:

- A direção do Sporting retira os processos disciplinares que tinham sido levantados aos futebolistas do plantel.

13 de maio:

- O Sporting é derrotado por 2-1 no estádio do Marítimo, na última jornada da I liga, e perde o segundo lugar para o Benfica e a possibilidade de disputar a Liga dos Campeões. Os jogadores são insultados à saída do Estádio dos Barreiros, no aeroporto do Funchal, e já à chegada da comitiva ao estádio José Alvalade, em Lisboa.

15 de maio:

- Durante o primeiro treino da equipa de futebol após a derrota na Madeira, cerca de 40 adeptos ‘leoninos’ encapuzados invadem a Academia de Alcochete e agridem vários jogadores, bem como então treinador, Jorge Jesus, e outros membros da equipa técnica.

16 de maio:

– A GNR efetua 23 detenções e apreende cinco viaturas na sequência da invasão à Academia do clube.

- Os futebolistas do Sporting reúnem-se com o sindicato dos jogadores e anunciam que vão disputar a final da Taça de Portugal, independentemente das medidas legais a tomar por cada um após as agressões de que foram alvo na Academia.

17 de maio:

- A MAG anuncia a demissão em bloco, o mesmo acontecendo com o presidente e vários membros do Conselho Fiscal e Disciplinar (CFD), que deixa de ter quórum. Jaime Marta Soares e Álvaro Sobrinho, presidente da Holdimo, grupo empresarial detentor de 30% das ações da SAD, apelam à demissão de Bruno de Carvalho.

19 de maio:

- Bruno de Carvalho afirma que o “ato bárbaro” que aconteceu na Academia de Alcochete foi “involuntariamente” criado pelos próprios jogadores, quando dias antes fizeram “frente” a alguns membros das claques, e anuncia que não vai assistir à final da Taça de Portugal, por considerar que não estão reunidas as condições necessárias.

- Um dos líderes da Juventude Leonina, Nuno Mendes ‘Mustafá’, garante que não houve qualquer pedido, sugestão ou sequer aval de Bruno de Carvalho à claque para qualquer ação contra os futebolistas do Sporting.

21 de maio:

- O juiz de instrução criminal do Tribunal do Barreiro decreta prisão preventiva para os 23 detidos na sequência das agressões na Academia, e o Sporting anuncia que reforçará as medidas de segurança em Alcochete e no Estádio José Alvalade, em Lisboa.

24 de maio:

- O então diretor clínico do Sporting, Frederico Varandas, anuncia a demissão e mostra-se disponível para se apresentar como futura solução diretiva.

- O presidente demissionário da MAG agenda uma AG de destituição dos órgãos sociais para 23 de junho, e é designada uma Comissão de Fiscalização (CF) para exercer transitoriamente as funções que cabem ao Conselho Fiscal e Disciplinar (CFD), que perdeu quórum.

01 de junho:

- O Conselho Diretivo anuncia a substituição da MAG e respetivo presidente através da criação de uma Comissão Transitória (CT) da MAG. Marta Soares esclarece que não apresentou, formalmente, a demissão do cargo.

- A Holdimo, segunda maior acionista da SAD, faz saber que entregou em tribunal uma ação especial para destituir a administração liderada por Bruno de Carvalho.

- Os futebolistas Rui Patrício e Daniel Podence rescindem contrato unilateralmente, alegando justa causa.

05 de junho:

- O treinador Jorge Jesus, que tinha mais um ano de vínculo com o Sporting, assina um contrato de um ano, mais outro de opção, com os campeões sauditas do Al Hilal, na véspera de o Sporting confirmar a rescisão por mútuo acordo.

06 de junho:

- Quatro pessoas, entre as quais o ex-líder de claque Juventude Leonina Fernando Mendes, são detidas por suspeitas de comparticipação na invasão e agressões aos jogadores e equipa técnica. Também ficam em prisão preventiva.

11 de junho:

- Os futebolistas Gelson Martins, William Carvalho, Bas Dost e Bruno Fernandes rescindem os contratos, alegando justa causa.

13 de junho:

- A Comissão de Fiscalização designada pela MAG anuncia a suspensão preventiva dos membros do CD, que têm 10 dias úteis para o contraditório e estão impedidos de entrarem nas instalações do clube. A suspensão não tem efeito sobre a presidência da SAD. Na base da decisão está uma participação disciplinar subscrita por 21 associados e entregue em 04 de junho.

14 de junho:

- Os futebolistas Rúben Ribeiro, Battaglia e Rafael Leão apresentam pedidos de rescisão de contrato, aumentando para nove o número de jogadores que saem do clube.

- O Tribunal Judicial da Comarca de Lisboa considera ilegal a Comissão Transitória da MAG, nomeada pela direção, bem como as reuniões magnas por esta marcadas para 17 de junho e 21 de julho.

- Bruno de Carvalho reafirma que não se demite, considera que a AG de destituição marcada para 23 de junho está “ferida de legalidade”, mas assegura que vai garantir os meios para a sua realização.

16 de junho:

- O presidente demissionário da MAG designa uma Comissão de Gestão (CG) para substituir o CD suspenso. Com 11 elementos e presidida por Artur Torres Pereira, que até 2017 foi vice-presidente de Bruno de Carvalho, a comissão integra, entre outros, José Sousa Cintra, antigo presidente 'leonino'.

18 de junho:

- O guarda-redes Rui Patrício assina contrato com o Wolverhampton, por quatro anos.

- Bruno de Carvalho fecha contrato, por três épocas, com o treinador de futebol sérvio Sinisa Mihajlovic, cinco dias antes de enfrentar uma AG para a sua destituição.

23 de junho:

- A destituição de Bruno de Carvalho é aprovada em Assembleia Geral com 71,36% dos votos e recebeu 28,64% de votos contra, e são marcadas eleições para 08 de setembro. O ex-presidente diz-se vítima de "golpada? e promete deixar de ser sócio.

24 de junho:

- Frederico Varandas, ex-diretor clínico do Sporting, anuncia que vai candidatar-se à presidência do clube.

- Sousa Cintra é nomeado pela CG para substituir temporariamente Bruno de Carvalho na presidência da SAD. Bruno de Carvalho ameaça impugnar AG e diz que quer ir a eleições.

27 de junho:

- Sousa Cintra anuncia a saída do treinador Sinisa Mihajlovic, que não chega a orientar a equipa.

- O empresário Fernando Tavares Pereira revela que vai candidatar-se à presidência do Sporting.

01 de julho:

- José Peseiro é nomeado treinador do Sporting, com contrato válido por um ano.

07 de julho:

- Bruno de Carvalho apresenta candidatura à presidência do Sporting, juntando-se a Frederico Varandas, Madeira Rodrigues e Dias Ferreira, quer já tinham anunciado intenção de ir a eleições.

09 de julho:

- Nove pessoas são detidas por suspeitas de participação no ataque às Academia de Alcochete e também ficam em prisão preventiva, aumentado para 36 o número de arguidos neste processo.

10 de julho:

Futebolista Bruno Fernandes recua depois de rescindir e permanece no Sporting com novo contrato, válido até 2023.

- 12 de julho:

Carlos Vieira, vice-presidente do Sporting na gestão de Bruno de Carvalho, assume a candidatura à presidência.

13 de julho:

- William Carvalho, um dos nove jogadores que rescindiram com o Sporting após os incidentes na Academia, assina contrato com o Betis de Sevilha.

18 de julho:

- João Benedito, antigo guarda-redes de futsal do Sporting, também apresenta candidatura.

21 de julho:

O avançado holandês Bas Dost volta atrás na decisão de rescindir a assina novo contrato por três anos.

25 de julho:

- Gelson Martins, um dos nove jogadores que rescindiram com o Sporting após os incidentes na Academia, assina contrato por seis anos com o Atlético de Madrid.

28 de julho:

- O argentino Rodrigo Battaglia, que tinha rescindido, decide permanecer no Sporting e assina novo contrato por cinco anos

29 de julho:

- O antigo banqueiro José Maria Ricciardi anuncia candidatura à presidência do clube.

02 de agosto:

- Bruno de Carvalho e Carlos Vieira são suspensos de sócios do Sporting por um ano e ficam impedido de se candidatar às eleições, mas o ex-presidente insiste em entregar candidatura

03 de agosto:

- O advogado Rui Jorge Rego candidata-se às eleições do Sporting.

08 de agosto:

- O avançado Rafael Leão, que rescindiu contrato na sequência do ataque à Academia, assina com o Lille, por cinco temporadas.

10 de agosto:

- A candidatura de Bruno de Carvalho é rejeitada pela Mesa da Assembleia Geral, ficando na corrida as listas de Frederico Varandas, José Maria Ricciardi, Pedro Madeira Rodrigues, João Benedito, Eugénio Dias Ferreira, Fernando Tavares Pereira e Rui Jorge Rego.

20 de agosto:

- Comissão de Gestão acusa Bruno de Carvalho de “tentativa de fraude”, ao ter alegadamente pressionado bancos para impedir a movimentação de contas pelos atuais gestores.

25 de agosto:

- O treinador Sinisa Mihajlovic avançou com uma queixa contra o Sporting no Tribunal Arbitral do Desporto (TAD) de Lausana, Suíça, por despedimento sem justa causa, e exige uma indemnização de 11 milhões de euros.

04 de setembro:

- Pedro Madeira Rodrigues abdicou da corrida à presidência do Sporting para ocupar um lugar de vice-presidente na lista encabeçada por José Maria Ricciardi.

08 de setembro:

- Frederico Varandas foi eleito o 43.º presidente do Sporting, com, 42,3% dos votos.

09 de outubro:

- A GNR deteve mais duas pessoas no âmbito do processo sobre o ataque a jogadores e equipa técnica na Academia de Alcochete, entre eles o oficial de ligação do clube às claques, Bruno Jacinto. O número de arguidos sobe a 38, todos em prisão preventiva.

11 de outubro:

- Bruno de Carvalho apresentou-se voluntariamente no Departamento Central de Investigação e Ação Penal (DCIAP) e disponibilizou-se para prestar declarações no âmbito do inquérito ao ataque à Academia de Alcochete, na sequência de notícias que davam conta do seu alegado envolvimento nesta ação, mas não foi ouvido.

11 de novembro:

- Bruno de Carvalho e um dos líderes da claque Juventude Leonina, Nuno Mendes, conhecido por Mustafá, foram detidos no âmbito da investigação sobre o ataque à academia do clube.

12 de novembro:

- Bruno de Carvalho e Mustafá continuam detidos e fonte do Ministério Público indica que serão presentes a um juiz de instrução criminal no dia 13.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Quem será o próximo presidente FC Porto?