loading

Fernando Santos: «É importante que a equipa possa crescer»

Declarações de Fernando Santos (selecionador de Portugal) no final do encontro com a Polónia (1-1), do Grupo 3 da Liga A da Liga das Nações de futebol, disputado hoje no Estádio D. Afonso Henriques, em Guimarães.

Fernando Santos: «É importante que a equipa possa crescer»

«(Estou) seguramente satisfeito (com a prestação de Portugal). Atingimos o objetivo, a ‘final four'. Portugal vai organizar mais uma grande prova. É um orgulho para os portugueses, para a Federação, para os jogadores.

Agora, no futebol, nunca se está 100% satisfeito. Há sempre coisas a retificar. A análise que eu e os meus colaboradores vamos fazer, com toda a serenidade, é ver o que é importante melhorar e aquilo que já fizemos bem, para dar continuidade.

(Portugal é hoje uma seleção com mais opções para variar o seu jogo?) Não há grande diferença. O que fazemos é potenciar os jogadores em cada momento disponíveis para a seleção. Nesse período (passado), as características dos jogadores ao nosso dispor levaram-me a optar por determinada estratégia, em termos de dinâmica e de organização territorial. Em alguns jogos, iremos jogar como jogámos no passado. Noutros, iremos jogar como agora.

É importante que a equipa possa crescer, com várias formas de jogo, não perdendo a identidade e a filosofia de procurar ganhar: procurar atacar bem, criar oportunidades, concretizá-las e ser forte defensivamente. Nesta competição, em termos ofensivos, fizemos coisas muito boas. Em termos defensivos, sofrer três golos em quatro jogos não é brilhante. Vamos ter de retificar.

(O William Carvalho e o Danilo) são jogadores diferentes. Não têm as mesmas características. Podem jogar na mesma posição, mas são jogadores diferentes na forma como habitam o campo, na forma como jogam. Desde o primeiro jogo, a equipa joga com William a ‘8'. Nunca joguei com dois pivôs. Isso é completamente errado. A equipa já fez isso no campeonato da Europa, de 2016. Nesta Liga das Nações, evoluiu sempre em 4x3x3».

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Quem será o próximo presidente FC Porto?