loading

Crónica: FC Porto bate Portimonense com segunda pate demolidora

O FC Porto reforçou hoje a liderança da I Liga de futebol, ao vencer no Dragão o Portimonense por 4-1, mas só conseguiu desbloquear o resultado na segunda parte do jogo que abriu a 12.ª jornada.

Crónica: FC Porto bate Portimonense com segunda pate demolidora

Os algarvios, em ‘5-4-1', adiantaram-se no marcador, por Vítor Tormena, aos nove minutos, mas os campeões nacionais empataram ainda na primeira parte, aos 23, por Marega, que voltaria a marcar, aos 64. Soares (57), e Brahimi (59) anotaram os restantes golos, garantindo o 11.º triunfo consecutivo ao FC Porto em todas as competições.

As duas equipas apresentaram-se em campo com uma alteração relativamente aos ‘onzes' utilizados na última jornada, com Soares, no FC Porto, a entrar no lugar de Herrera, enquanto no Portimonense, Vítor Tormena substituiu Ewerton, médio brasileiro contratualmente ligado aos ‘azuis e brancos', em cuja equipa inicial surgiu também Jackson Martínez, recuperado de lesão.

O avançado colombiano, que na primeira passagem por Portugal brilhou na equipa portista, foi aplaudido de pé no Dragão e viria a ser parte ativa em vários ataques dos algarvios, cumprindo a vontade expressa pelo ex-técnico portista António Folha, na antevisão, de participar positivamente no jogo.

O FC Porto, algo lento de processos, deu uma ajuda e alguns passes errados a meio campo, pouco habituais na equipa, emperravam a construção, possibilitando, depois, saídas rápidas dos algarvios.

Tormena e Manafá, nos corredores laterais, também se aventuravam no terreno e, numa dessas incursões, aos nove minutos, Vítor Tormena saiu pela direita e concluiu a jogada já na área, de cabeça, num lance que envolveu os inevitáveis Jackson e Nakajima, autor da assistência para o primeiro golo do jogo.

Brahimi assumiu a reação do FC Porto, emprestando mais velocidade e criatividade, chegou mesmo a marcar pouco depois, aos 17 minutos, num lance que seria anulado porque Soares, adiantado, terá alegadamente prejudicado a reação de Ricardo Ferreira.

O empate surgiu pouco depois, aos 23 minutos, num cabeceamento de Marega, na sequência de canto, e teve o condão de devolver a equipa portista a um registo mais próximo do habitual, sobretudo em termos ofensivos.

Soares, por três vezes, Otávio e Brahimi podiam ter marcado, os algarvios também tiveram algumas aproximações perigosas, mas o sinal de mudança chegou do banco portista, com a entrada de Herrera para o lugar do desinspirado Óliver, aos 41 minutos.

O FC Porto ganhou agressividade no meio campo, mas os resultados só chegaram no segundo tempo, bastando dois minutos para desbloquear um jogo que estava difícil: aos 57 minutos, Marega assistiu Soares para o segundo golo, na sequência de um lançamento longo, e, aos 59, foi Brahimi a marcar, após rápido contra-ataque.

Na resposta, Paulinho colocou Casillas à prova, mas os golos sofridos pesaram no ânimo dos algarvios, que ainda viram Marega ‘bisar', aos 64 minutos, dando uma expressão ao resultado que, até final, podia ter sido ainda maior.

Com esta vitória, a 16.ª dos ‘dragões' como visitados face aos algarvios em outros tantos jogos realizados na I Liga, o FC Porto passou a somar 30 pontos, provisoriamente, cinco à frente do Sporting, seis do Sporting de Braga e sete do Benfica.

O Portimonense, que vinha de uma vitória caseira frente ao Tondela (3-2), mantém os mesmos 14 e ocupa, por agora, o 11.º lugar.

Programa da jornada

Sexta-feira, 7 de Dezembro de 2018
FC Porto - Portimonense, 4 - 1

Sábado, 8 de Dezembro de 2018
BSAD - Desp. Chaves, 1 - 0
Tondela - Sp. Braga, 0 - 1
V. Setúbal - Benfica, 0 - 1

Domingo, 9 de Dezembro de 2018
Nacional - Boavista, 0 - 0
Moreirense - Santa Clara, 0 - 1
V. Guimarães - Rio Ave, 3 - 2
Sporting - Desp. Aves, 4 - 1

Segunda-feira, 10 de Dezembro de 2018
Feirense - Marítimo, 1 - 1

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Quem será o próximo presidente FC Porto?