loading

Crónica: Sporting goleia Aves e mantém FC Porto debaixo de olho

O Sporting venceu hoje o Desportivo das Aves, por 4-1, num encontro da 12.ª jornada da I Liga de futebol, em que a eficácia dos ‘leões’ disfarçou uma exibição sofrível.

Crónica: Sporting goleia Aves e mantém FC Porto debaixo de olho

Os visitantes até começaram por fazer ‘estragos’ em Lisboa, por intermédio de Rodrigo Defendi, quando bateu Renan, aos 17 minutos. Porém, Bas Dost iniciou reviravolta, de grande penalidade, aos 40, e ‘bisou’ aos 48, com Nani a fazer o segundo em cima do intervalo (45+1) e Diaby a fechar a contagem, aos 59.

Na classificação, o clube de Alvalade, com 28 pontos, continua apenas a dois do líder isolado FC Porto, e soma ainda mais um que Sporting de Braga e mais dois que o ‘rival’ Benfica.

As exibições esclarecedoras dos ‘leões’ nos últimos encontros têm deixado Marcel Keizer com poucas dúvidas no que ao onze inicial diz respeito, optando por lançar exatamente os mesmos jogadores que foram os principais responsáveis pelo triunfo (3-1) diante do Rio Ave, na última ronda do campeonato.

Já José Mota, e depois de ter visto a sua equipa sair derrotada (3-2) perante o Nacional, fez quatro trocas. Vítor Costa, Rúben Oliveira, Vítor Gomes e Hamdou Elhouni começaram de início no Estádio José de Alvalade.

Em quatro jogos sob comando de Keizer – dois na I Liga, um na Taça de Portugal e outro na Liga Europa -, os ‘leões’ marcaram por 17 vezes, mas consentiram sempre um golo, e hoje não foi exceção, naquele que foi o primeiro tento da história dos avenses na casa do ‘leão’.

Ainda que o Aves não tivesse feito nada que justificasse a vantagem na partida, Rodrigo Defendi acabou por levar a melhor na marcação feita por Coates, após cruzamento de Rodrigo Soares, ao bater um livre descaído na esquerda para o cabeceamento eficaz do central brasileiro.

Em 30 minutos, o Sporting não se conseguiu impor como desejaria, mostrando-se apático e lento na construção dos processos ofensivos. Não havia ligação entre o meio-campo e o ataque, e um remate de Diaby à malha lateral foi o melhor que conseguiu, antes de nova investida avense, desta vez travada por Renan no frente-a-frente com Amilton.

A anormalidade de passes falhados pelos ‘leões’ deixava sempre a equipa em apuros, frente a duas ‘setas’ como Amilton e Petrolina. No entanto, e já perto do intervalo, uma grande penalidade assinalada com recurso ao videoárbitro veio ‘salvar’ a exibição fraca do Sporting, até ao momento.

Os protestos valeram a expulsão a José Mota, e foi já sem o técnico visitante no banco que Bas Dost converteu da marca dos 11 metros, abalando o Desportivo das Aves, que acusou bastante o tento sofrido. O Sporting aproveitou o momento, e Nani que ez a reviravolta um minuto depois dos 45.

O segundo tempo começar da mesma forma que terminou o primeiro, como novo golo ‘leonino’. O ponta de lança holandês viria a bisar e a fazer o seu oitavo golo na I Liga, para ascender à liderança dos marcadores e deixar uma ‘almofada’ confortável para o resto da partida.

Keizer ainda viu a sua equipa sofrer um duplo revês, devido à expulsão de Acuña e à lesão de Wendel, mas nada que comprometesse os três pontos nem fizesse com que os jogadores abrandassem, chegando aos contornos de goleada com o golo de Diaby e em nova assistência de Bruno Fernandes, aos 59 minutos.

Até final, o Sporting limitou-se a gerir a vantagem, ainda que o conjunto avense não tenha desistido de encurtar distâncias e de aproveitar a superioridade numérica, porém sem folgo para materializar as chances conseguidas.

Programa da jornada

Sexta-feira, 7 de Dezembro de 2018
FC Porto - Portimonense, 4 - 1

Sábado, 8 de Dezembro de 2018
BSAD - Desp. Chaves, 1 - 0
Tondela - Sp. Braga, 0 - 1
V. Setúbal - Benfica, 0 - 1

Domingo, 9 de Dezembro de 2018
Nacional - Boavista, 0 - 0
Moreirense - Santa Clara, 0 - 1
V. Guimarães - Rio Ave, 3 - 2
Sporting - Desp. Aves, 4 - 1

Segunda-feira, 10 de Dezembro de 2018
Feirense - Marítimo, 1 - 1

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Quem será o próximo presidente FC Porto?