loading

Fernando Santos elogia povo português na apresentação do livro de Marques Mendes

O selecionador português de futebol, Fernando Santos, elogiou hoje o povo português durante a apresentação que fez do novo livro do político Luís Marques Mendes “Afirmar Portugal no Mundo”.

Fernando Santos elogia povo português na apresentação do livro de Marques Mendes

“Somos um povo pequeno, mas grande na cultura, na ciência, no desporto e em outras áreas importantes da nossa vida coletiva. Não temos de ter vergonha de nos afirmarmos, como, muitas vezes acontece. O livro do meu amigo Marques Mendes destaca o papel fundamental da RTP Internacional, numa altura em que não havia internet e redes sociais, na congregação do mundo da lusofonia e no vínculo com a nossa diáspora”, disse Fernando Santos durante a apresentação do livro perante uma plateia de figuras da vida política e económica portuguesa.

O selecionador português considerou que "só os portugueses que vivem no estrangeiro é que têm a noção da importância que teve a RTP Internacional", dando o seu próprio exemplo quando em 2001 chegou à Grécia sem entender uma palavra de grego.

Não sentiu dificuldades especiais no âmbito do seu trabalho no futebol, porque aí, segundo Fernando Santos, a linguagem é mais fácil, mas sim depois, quando voltava a casa, onde a RTP Internacional era absolutamente imprescindível.

Um ano antes do Euro2016, que Portugal conquistou em terras francesas, Santos esteve em Marcoussis, ‘quartel-general’ da seleção lusa, e foi informado por responsáveis da unidade hoteleira que havia poucos portugueses naquela vila, coisa que achou estranho.

“No dia 11 de junho, quando ganhámos o Europeu ficámos a saber que 80 por cento da população da vila era portuguesa, com as bandeiras espalhadas por quase todas as varandas das casas”, contou Fernando Santos.

Marques Mendes justificou a escolha de Fernando Santos para a apresentação do seu livro pela admiração que nutre por ele, por ser “uma personalidade autêntica, genuína e humilde e a maior referência da afirmação de Portugal no mundo” depois da conquista do Euro2016 em França, que proporcionou uma “alegria incontida em todo o mundo lusófono e afirmou a portugalidade, a alma lusíada e o orgulho se ser português”.

O livro de Marques Mendes, cujo prefácio foi assinado pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, e posfácio pelos ex-presidentes Aníbal Cavaco Silva e Jorge Sampaio, recorda um projeto que liderou há 25 anos, quando ainda não havia internet nem televisão privada em Portugal, com o lançamento do canal RTP Internacional, que o próprio autor considera ter sido “uma audácia e um grande investimento”.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Quem será o próximo presidente FC Porto?