loading

Crónica: João Félix e Seferovic salvam Benfica em tarde de susto na Luz

O Benfica regressou hoje às vitórias na I Liga portuguesa de futebol, ao bater o Rio Ave por 4-2, em jogo da 16.ª jornada, depois de ter estado a perder por dois golos no início da primeira parte.

Crónica: João Félix e Seferovic salvam Benfica em tarde de susto na Luz

O segundo desaire consecutivo na competição dos ‘encarnados’, na estreia de Bruno Lage no comando técnico, parecia estar perto de acontecer quando Gabrielzinho, aos 17 minutos, e Bruno Moreira, aos 20, silenciaram os quase 50.000 adeptos presentes no Estádio da Luz, em Lisboa.

A reação benfiquista foi, no entanto, ‘mortífera’, com as duas figuras do encontro, Seferovic, aos 27 e 70, e João Félix, aos 31 e 64, a aparecerem para garantir a conquista dos três pontos no primeiro jogo após a rescisão do treinador Rui Vitória.

O Benfica passou a ocupar o segundo lugar de forma provisória, com 35 pontos, ficando à espera do que irá fazer hoje o Sporting de Braga, que tem 33, na receção ao Boavista, e os ‘rivais’ FC Porto, líder do campeonato, com 39, e Sporting, com 34, que apenas entram em campo na segunda-feira.

No primeiro onze de Bruno Lage, as mudanças foram somente três, face ao desaire (2-0) no último encontro do campeonato, a meio da semana, em Portimão. Jonas, castigado, abriu espaço para a entrada do suíço Seferovic, João Félix rendeu o compatriota Gedson Fernandes e o argentino Salvio ocupou o lugar do sérvio Zivkovic.

Do outro lado, a grande novidade foi estreia do novo treinador Daniel Ramos no comando técnico da equipa, depois da saída de José Gomes. Com Fábio Coentrão castigado, Gabrielzinho ocupou o lugar do português e Bruno Moreira entrou nos titulares para fazer dupla no ataque com Carlos Vinícius.

Os dois técnicos não tiveram o tempo que desejariam para transmitir as suas ideias às respetivas equipas, contudo, e depois dos minutos iniciais muito disputados a meio campo, foram os ‘encarnados’ a poderem adiantar-se no encontro.

Seferovic fez de médio, ao ‘ler’ bem a desmarcação de Cervi, que preferiu receber e só depois rematar, permitindo a Leo Jardim fazer a primeira ‘mancha’, aos sete minutos.

A partir dali, começou a ‘cair’, ainda que por pouco tempo, o pesadelo no Estádio da Luz, com os vila-condenses a serem letais, ao apontarem dois golos nos dois remates que fizeram à baliza de Vlachodimos.

As dificuldades em dar profundidade ao seu jogo e em ultrapassar a barreira das ‘águias’ ficavam cada vez mais notórias, mas a facilidade com que Gabrielzinho progrediu no terreno quando teve espaço e inaugurou o marcador, aos 17 minutos, assistido por Galeno, recordou, uma vez mais, as fracas exibições do Benfica nesta temporada.

Se a lenta abordagem e falta de agressividade do Benfica a defender tinha ficado bem patente no lance do golo, a cabeçada eficaz de Bruno Moreira, três minutos depois, deixou Rúben Dias mal visto e a equipa em apuros, recebendo um enorme coro de assobios.

Contudo, o Benfica ‘acordou’ e a reação à desvantagem aconteceu em rápidos quatro minutos. Primeiro, foi Seferovic, o melhor do primeiro tempo, a entender-se bem com João Félix no interior da área e a finalizar, após um bom pormenor sobre o Nélson Monte.

Depois, já com o Rio Ave descomposto, foi novamente o suíço a ter o mérito no lance que deu o empate, oferecendo de ‘bandeja’ o golo ao jovem João Félix, que só não fez o ‘bis’ antes do intervalo, após um mau alívio de Matheus Reis, porque o remate rasteiro saiu a rasar o poste.

A reviravolta, que chegou aos 64 minutos, até podia ter acontecido logo no reinício da partida, face a uma jogada individual de Grimaldo, que driblou vários adversários, mas o remate do defesa acertou no poste.

Daniel Ramos ia pedindo à equipa para não baixar as linhas e a prova disso foi a acutilância e os problemas que Galeno e Carlos Vinícius criavam no ataque visitante, agora menos eficaz.

O segundo tento de João Félix chegou através de passe do suplente utilizado Zivkovic, para colocar um ponto final na ansiedade e embalar o Benfica para um resultado confortável, em nova transição rápida, proporcionando outro ‘bis’ na partida, o de Seferovic.

Programa da jornada

Sábado, 5 de Janeiro de 2019
Marítimo - Portimonense, 2 - 1

Domingo, 6 de Janeiro de 2019
Feirense - Santa Clara, 2 - 2
BSAD - V. Guimarães, 1 - 0
V. Setúbal - Desp. Chaves, 0 - 0
Benfica - Rio Ave, 4 - 2
Sp. Braga - Boavista, 1 - 0

Segunda-feira, 7 de Janeiro de 2019
Moreirense - Desp. Aves, 1 - 0
Tondela - Sporting, 2 - 1
FC Porto - Nacional, 3 - 1

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Quem será o próximo presidente FC Porto?