loading

Crónica: Desportivo de Chaves volta às vitórias ao bater Tondela

O Desportivo de Chaves regressou hoje às vitórias no campeonato após praticamente quatro meses, ao bater por 2-1 o Tondela, e divide o último lugar da I Liga portuguesa de futebol com o Desportivo das Aves.

Crónica: Desportivo de Chaves volta às vitórias ao bater Tondela

O encontro da 17.ª jornada começou com um atraso de dez minutos, por decisão do árbitro António Nobre, devido a gelo no relvado do Estádio Municipal Eng.º Manuel Branco Teixeira.

O emblema de Trás-os-Montes, que foi mais eficaz que o adversário e venceu com golos de André Luís, aos 20 minutos, e Luther Singh (57), não triunfava para o campeonato desde 21 de setembro de 2018, e soma agora 12 pontos, os mesmos que o Desportivo das Aves.

O Tondela, que quebrou um ciclo de três vitórias consecutivas na prova e se mantém no 13.º lugar com 18 pontos, marcou por Tomané de grande penalidade aos 90+8, no último lance do desafio. O técnico Pepa foi expulso no decorrer da primeira parte (27) e os visitantes jogaram reduzidos a dez unidades a partir dos 62 minutos, por vermelho direto a Ricardo Costa.

Face ao empate sem golos no terreno do Vitória de Setúbal na jornada anterior, o treinador Tiago Fernandes fez duas alterações no ‘onze’, promovendo a estreia absoluta, quer nos ‘transmontanos’, quer no principal escalão, do reforço de ‘inverno’ emprestado pelo FC Porto, o extremo Rúben Macedo, e lançando ainda André Luís no ataque, retirando Bressan e Perdigão da equipa.

O técnico dos beirões, Pepa, promoveu duas alterações face à vitória em casa frente ao Sporting, para o campeonato, ao lançar o médio Sergio Penã e o avançado Chicho, para o lugar do castigado Jaquité e de Hélder Tavares.

O conjunto de Chaves apostou num ‘4x4x2’, com dois jogadores fixos na frente, William e André Luís, e sentiu dificuldades nos primeiros minutos em ter bola, face a um meio-campo mais ‘povoado’ por parte do Tondela.

Mas o atacante Rúben Macedo teve estreia ‘feliz’, pois aos 18 minutos conquistou a David Bruno uma grande penalidade. Chamado à marcação, o central Marcão, já anunciado pelo Galatasaray como reforço do campeão turco, permitiu a defesa a Cláudio Ramos, mas, na recarga, André Luís inaugurou o marcador para a equipa da casa.

O Tondela, que viu o seu técnico ser expulso aos 27 minutos, passou a criar mais perigo após o golo sofrido e aos 31 minutos o extremo Xavier fez mesmo o golo, mas o lance foi anulado por fora de jogo.

Pouco depois, aos 38 minutos, Sergio Pena, na área, rematou ao lado, na sequência de um livre direto perto da grande área que acertou na barreira, e, aos 45, o guarda-redes António Filipe evitou o golo a Tomané, que servido por Xavier apareceu solto em plena grande área.

Os visitantes continuaram à procura do empate no arranque da segunda parte, com duas boas situações, por Xavier, de livre, aos 47 minutos, que António Filipe defendeu, e aos 53, por Tomané, que chegou atrasado ao cruzamento de Joãozinho na esquerda.

Os transmontanos surpreenderam mesmo o Tondela em transição, aos 57 minutos, com Rúben Macedo novamente no lance, a recuperar a bola e a lançar Luther Singh, que trabalhou bem à entrada da área e rematou colocado para o 2-0. O sul-africano, ‘reforço’ de inverno, fez ainda o seu primeiro golo ao serviço dos ‘flavienses’ e também no principal escalão.

A partida ‘complicou-se’ para os beirões a partir dos 62 minutos, quando Ricardo Costa foi expulso com vermelho direto após uma cotovelada a Rúben Macedo, e a equipa da casa passou a controlar o desafio e a criar mais oportunidades de golo.

O marcador podia-se ter avolumado aos 60 minutos, quando William serviu André Luís, que cabeceou, na área, ao lado e em várias transições rápidas que os comandados de Tiago Fernandes não aproveitaram, definindo mal no último passe.

No último minuto do tempo de compensação, após um canto, o Tondela beneficiou de uma grande penalidade, por mão na área de Paulinho, após o árbitro António Nobre ter consultado o videoárbitro. Na conversão, Tomané reduziu o marcador e estabeleceu o resultado final.

Programa da jornada

Quinta-feira, 10 de Janeiro de 2019
Portimonense - Sp. Braga, 1 - 1

Sexta-feira, 11 de Janeiro de 2019
Santa Clara - Benfica, 0 - 2
Desp. Aves - Feirense, 1 - 1
V. Guimarães - Moreirense, 1 - 0

Sábado, 12 de Janeiro de 2019
Sporting - FC Porto, 0 - 0
Boavista - Marítimo, 0 - 1

Domingo, 13 de Janeiro de 2019
Nacional - BSAD, 0 - 1
Desp. Chaves - Tondela, 2 - 1
Rio Ave - V. Setúbal, 1 - 1

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Quem será o próximo presidente FC Porto?