loading

Crónica: FC Porto regressa às vitórias na I Liga com 'hattrick' de Soares

O FC Porto venceu hoje o Desportivo de Chaves por 4-1, com três golos apontados pelo avançado Soares, em encontro da 18.ª jornada da I Liga portuguesa de futebol, realizado em Chaves.

Crónica: FC Porto regressa às vitórias na I Liga com 'hattrick' de Soares

O avançado brasileiro Soares foi a figura do encontro, ao apontar os três primeiros golos, aos 24, 42 e 68 minutos, elevando para oito a sua contagem pessoal na prova, tendo o Chaves ainda reduzido por Bruno Gallo, aos 76, de grande penalidade, para Nuno André Coelho, aos 87 minutos, marcado na própria baliza o quarto dos 'dragões'.

O treinador do Desportivo de Chaves foi 'forçado' a alterar o 'onze' que venceu na última jornada em casa o Tondela (2-1), após as transferências do médio Eustáquio, para o Cruz Azul do México, e do central Marcão, para os turcos do Galatasaray, e ainda devido ao castigo do lateral Paulinho e impedimento do extremo Rúben Macedo, por estar emprestado pelo FC Porto.

Tiago Fernandes lançou em estreia nos transmontanos o médio Costinha, reforço ex-Vitória de Setúbal, chamando ainda à equipa inicial o lateral Lionn, o central Nuno André Coelho e o médio Jefferson.

Já o técnico dos 'dragões', face à vitória no terreno do Leixões, por 2-1, após prolongamento, para os quartos de final da Taça de Portugal, fez quatro alterações, fazendo regressar Casillas à baliza, para o lugar do Fabiano, e lançando no ataque Marega, Soares e Brahimi.

Com os dois conjuntos em esquemas táticos semelhantes (4x4x2), o FC Porto assumiu o controlo do jogo desde cedo e teve a ala esquerda mais ativa na procura do golo, com Alex Telles mais forte no apoio ao ataque.

Os 'flavienses', com uma postura defensiva, exploraram bem as transições rápidas na primeira parte e foram os primeiros a criar perigo, primeiro por Luther Singh, aos 13 minutos, a rematar à entrada da área para defesa de recurso de Casillas, e, aos 19, Costinha serviu pela direita William, que na área cabeceou ao lado.

Mais fortes e eficazes foram os 'azuis e brancos'. Aos 23 minutos, Eder Militão serviu Marega na área e este rematou forte para boa intervenção do guarda-redes António Filipe. Na sequência do canto, Marega desviou a bola para o segundo poste, onde Soares só teve de encostar.

A reação ao golo foi boa por parte da equipa de Tiago Fernandes, com duas situações junto da baliza contrária, mas André Luís, servido por Lionn, cabeceou por cima, aos 27 minutos, e Luther Singh, aos 38, 'inventou' uma jogada pela esquerda e rematou forte, mas Casillas defendeu para canto.

A dupla do primeiro golo repetiu-se e o FC Porto aproveitou a passividade da defensiva da casa, aos 42 minutos, para aumentar a vantagem, com Corona a libertar Marega na direita e este a servir Soares, que só teve de encostar para o 2-0.

O encontro diminuiu de qualidade na segunda parte, mas o avançado Soares continuou a mostrar pontaria afinada, ao fazer o 3-0 aos 68 minutos, a passe de Corona.

Tiago Fernandes mexeu na equipa à procura de uma reação e, além de colocar Niltinho em campo, lançou em estreia absoluta o turco Erdem Sen, reforço de 'inverno'. Os 'flavienses' conseguiram reduzir aos 76 minutos, através de uma grande penalidade convertida por Bruno Gallo, depois de conquistada por William ao defesa Pepe.

O defesa-central regressou aos jogos pelos 'azuis e brancos' no campeonato, depois da última partida ter sido em 20 de maio de 2007.

Aos 87 minutos, o avançado, reforço do FC Porto ex-Santa Clara, voltou a ficar perto de marcar, ao bater mesmo António Filipe, mas Nuno André Coelho, em esforço para cortar a bola, fez autogolo e fixou o resultado final.

Programa da jornada

Sexta-feira, 18 de Janeiro de 2019
Nacional - Sp. Braga, 0 - 3
Desp. Chaves - FC Porto, 1 - 4
V. Guimarães - Benfica, 0 - 1

Sábado, 19 de Janeiro de 2019
BSAD - Tondela, 2 - 2
Sporting - Moreirense, 2 - 1
Santa Clara - Marítimo, 0 - 1

Domingo, 20 de Janeiro de 2019
Desp. Aves - V. Setúbal, 2 - 1
Boavista - Portimonense, 0 - 2
Rio Ave - Feirense, 0 - 0

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Quem será o próximo presidente FC Porto?