loading

Taça da Liga: Sporting como nova hipótese para nivelar historial do clássico

O Sporting tem sábado mais uma hipótese para nivelar o histórico do clássico com o FC Porto, o que acontecerá se conquistar a final da 12.ª edição da Taça da Liga, no neutral Estádio Municipal de Braga.

Taça da Liga: Sporting como nova hipótese para nivelar historial do clássico

Em 231 encontros, a contar para a I Liga, Taça de Portugal, Taça da Liga, Supertaça e Campeonato de Portugal, os ‘dragões’ contam 83 triunfos, para 82 dos ‘leões’, que falharam já em 2019 uma ocasião, ao empatarem a zero em Alvalade.

A 12 de janeiro, na 17.ª e última jornada da primeira volta do campeonato, o encontro terminou sem golos, com o Sporting a impedir o FC Porto de bater o recorde nacional de triunfos consecutivos em todos as provas na mesma época.

Os ‘azuis e brancos’ tentavam o 19.º sucesso consecutivo – e deixar para trás os 18 do Benfica, de Jorge Jesus, em 2010/11 -, mas ‘esbarraram’ nos ‘leões’, no que foi o seu único ‘insucesso’ nos derradeiros 22 encontros.

Na época passada, os dois clubes defrontaram-se em cinco ocasiões e o Sporting ganhou a última, no Estádio José Alvalade, em 18 de abril de 2018.

Os ‘leões’ ganharam por 1-0, após prolongamento, graças a um golo do central uruguaio Coates, aos 84 minutos, anulando o 0-1 do Dragão, e, depois, levaram a melhor igualmente nos penáltis (5-4). Só o espanhol Marcano falhou, a abrir.

Com este triunfo, o conjunto de Alvalade colocou o balanço do clássico na diferença mínima, numa época de 2017/18 em que o FC Porto se tinha destacado, já que somou dois triunfos e duas igualdades nos outros quatro.

Os dois primeiros deram empate – já são 66 -, ambos a zero, em Alvalade, para o campeonato, e em Braga, onde os ‘leões’ também acabaram por se impor na ‘lotaria’ (4-3), em encontro das meias-finais da Taça da Liga, que venceria.

Depois, no Dragão, o FC Porto impôs-se por duas vezes, por 1-0 na meias-finais da Taça de Portugal, com um golo de Soares, que nada valeu, e por 2-1 para o campeonato, com tentos de Marcano e Brahimi. Rafael Leão faturou para os ‘leões’.

Com o triunfo no total dos jogos de 2017/18, os ‘azuis e brancos’ também reforçaram a liderança no século XXI, embora o equilíbrio também domine desde 2000/01.

Depois de já ter sido melhor nas décadas de 80 (13-5 em vitórias) e 90 (14-5), do século passado, e na primeira do presente (11-10), o FC Porto tem mais dois triunfos (7-5) na segunda (desde 2010/11).

Nos 50 ‘duelos’ no século XXI, o FC Porto conta, assim, 18 vitórias, contra 15 dos sportinguistas, mais 18 empates, sendo que os ‘azuis e brancos’ também lideraram em termos de golos, com 54 marcados e 51 sofridos.

O histórico entre os dois emblemas já esteve, porém, em situação inversa, já que, no final da década de 70, o Sporting tinha uma confortável vantagem de 19 triunfos (56 contra 37).

O FC Porto, entretanto, deu a volta, numa liderança alicerçada nos jogos realizados no seu reduto: em 106 receções aos ‘leões’, os ‘dragões’ ganharam 58 e só perderam 18, ostentando um saldo favorável de 80 golos (186 contra 106).

Os ‘azuis e brancos’ dominam em casa e também nos jogos do principal campeonato português de futebol, com mais seis triunfos (65 contra 59). Em matéria de golos, comandam os ‘verde e brancos’, já só com nove à maior (243 contra 234).

O encontro 232 entre os dois conjuntos, às 19:45 de sábado, em Braga, está, porém, marcado para campo neutro, onde ‘manda’ o conjunto de Alvalade, com 10 vitórias, em 19 jogos, contra cinco dos ‘dragões’.

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Quem será o próximo presidente FC Porto?