loading

Sporting-Benfica: João Félix é o 'joker' do treinador Bruno Lage

O português João Félix, que compensa com talento a estatura franzina, é o ‘joker’ em crescendo na equipa de futebol do Benfica, desde que o treinador Bruno Lage assumiu, em 03 de janeiro, o legado de Rui Vitória.

Sporting-Benfica: João Félix é o 'joker' do treinador Bruno Lage

João Félix, de 19 anos, estreou-se com a camisola da equipa principal do Benfica frente ao Boavista, no Bessa, em jogo da segunda jornada da I Liga, ainda pela mão de Rui Vitória, mas foi com Bruno Lage que assumiu o papel de dinamizador do onze ‘encarnado’.

Beneficiando da mudança na estrutura tática do Benfica, de um 4x3x3 de Rui Vitória para um 4x4x2 de Bruno Lage, João Félix ganhou novo fôlego, libertando-se das laterais e ganhando mobilidade a jogar como segundo avançado.

Aposta de Rui Vitória para a temporada 2018/19, dando corpo ao investimento na formação, João Félix integrou o estágio de pré-temporada do Benfica, depois de se ter dividido na época anterior entre o plantel dos juniores e o da equipa B, marcando um total de 22 golos.

O primeiro golo com a camisola da equipa principal do Benfica surgiu à terceira jornada e logo no dérbi com o Sporting, na Luz, ao alcançar o empate a 1-1, aos 86 minutos, depois de ter entrado aos 71 por troca com o argentino Facundo Ferreyra.

João Félix surgiu a titular pela primeira vez na formação ‘encarnada’ na receção ao Desportivo das Aves (2-0), para a quinta jornada, num encontro agridoce, dado que marcou aos 34 minutos e saiu lesionado, aos 53, com uma entorse no pé esquerdo.

A lesão obrigou João Félix a falhar três jornadas, entre as quais a do clássico com o FC Porto (sétima), na Luz, que o Benfica venceu com um golo do também emergente suíço Haris Seferovic, aos 62 minutos, e o regresso aconteceu, à nona ronda, na derrota com o Moreirense (3-1), na Luz.

No melhor período do Benfica da ‘era’ Rui Vitória, que terminou com a derrota atípica em Portimão (2-0), com dois autogolos, de Rúben Dias e Jardel, João Félix foi remetido para o banco, tendo sido apenas utilizado uns minutos em seis jornadas.

O médio ganhou novo alento com a promoção de Bruno Lage da equipa B à principal e o regresso à titularidade aconteceu logo na estreia do novo treinador. na receção ao Rio Ave (4-2), para a 16.ª jornada, coroada com dois golos. O suíço Seferovic marcou os restantes.

Com o treinador Bruno Lage, a equipa ‘encarnada’ joga com João Félix e mais dez, como aconteceu nas últimas jornadas frente ao Santa Clara (2-0), Vitória de Guimarães (1-0) e Boavista (5-1).

Frente à formação ‘axadrezada’, na Luz, João Félix voltou aos golos, alcançando o seu quinto na I Liga, enquanto Seferovic, com dois, elevou para dez, afirmando-se como o melhor marcador do Benfica, seis dos quais nos últimos quatro jogos.

Depois da eliminação nas meias-finais da Taça da Liga, frente ao FC Porto (3-1), o Benfica surge no dérbi com o Sporting, em Alvalade, moralizado com a goleada ao Boavista (5-1), inspirado no futebol praticado por João Félix e confiante na veia goleadora de Seferovic.

Em sentido inverso ao de João Félix e Seferovic, que ganharam o estatuto de imprescindíveis, está o brasileiro Jonas, que ainda não foi opção para Bruno Lage, apesar de ter estado grande parte do tempo lesionado.

Programa da jornada

Sexta-feira, 1 de Fevereiro de 2019
Rio Ave - Tondela, 2 - 2

Sábado, 2 de Fevereiro de 2019
Desp. Chaves - Marítimo, 1 - 0
Boavista - Feirense, 2 - 0
Desp. Aves - Sp. Braga, 0 - 2

Domingo, 3 de Fevereiro de 2019
Santa Clara - Portimonense, 2 - 1
Nacional - V. Setúbal, 0 - 0
Sporting - Benfica, 2 - 4
V. Guimarães - FC Porto, 0 - 0

Segunda-feira, 4 de Fevereiro de 2019
BSAD - Moreirense, 0 - 1

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Quem será o próximo presidente FC Porto?