loading

LC: FC Porto em busca de mais 10,5 milhões de euros

O FC Porto começa a disputar na terça-feira o acesso aos quartos de final da Liga dos Campeões em futebol, que valem, para os cofres portistas, 10,5 milhões de euros (ME), para juntar aos 67,94 já amealhados.

LC: FC Porto em busca de mais 10,5 milhões de euros

Com entrada direta na ‘Champions’, face ao triunfo na I Liga portuguesa de 2017/18, os ‘dragões’ receberam 15,23 ME pela presença e foram ainda premiados pelo ‘ranking’ da UEFA dos últimos 10 anos.

Como sétimo colocado entre os 32 clubes presentes na fase de grupos, o FC Porto embolsou, assim, mais 28,81 ME (1,108 a multiplicar pela posição inversa na tabela).

Depois, aproveitando a ‘benesse’ do sorteio, que não lhe colocou qualquer ‘tubarão’ pelo caminho, o conjunto ‘azul e branco’ totalizou 16 pontos no Grupo D, que lhe valeram mais 14,4 ME (2,7 por vitória e 0,09 por empate).

Com o triunfo no agrupamento, o FC Porto conseguiu o consequente apuramento para os ‘oitavos’ e mais 9,5 ME, para um total de 67,94.

Tendo em conta que ainda não foi desta que tocou aos campeões lusos um adversário inacessível, que a Roma não é, o caminho está aberto para a conquista de mais 10,5 ME, que colocariam o total em 78,44.

Caso chegue aos ‘quartos’, o FC Porto será ainda um dos oito candidatos a mais milhões: as meias-finais valem 12 milhões e a final oferece 15, sendo que quem suceder ao Real Madrid, vencedor das últimas três edições, ainda embolsa mais quatro.

Ao contrário dos ‘dragões’, o Benfica, que ficou em terceiro no Grupo E, atrás de Bayern Munique e Ajax, foi relegado para a Liga Europa e viu, assim, encerrado o seu pecúlio financeiro na ‘Champions’ 2018/19, que se fixou em 49,23 ME.

Com a ‘bênção’ do Sporting, mais precisamente de uma ‘inoportuna’ derrota dos ‘leões’ no reduto do Marítimo a fechar o último campeonato, o Benfica foi segundo na I Liga 2017/18 e, como tal, ficou a duas pré-eliminatórias dos milhões.

Os ‘encarnados’ conseguiram ultrapassar a terceira pré-eliminatória e o ‘play-off’, atingindo a fase de grupos, para garantirem, desde logo, os 15,23 milhões de presença, mais 27,7 pelo oitavo posto no ‘ranking’ da UEFA dos últimos 10 anos.

A estes 42,93 ME, o clube da Luz conseguiu adicionar 6,3 pelos resultados obtidos na fase de grupos (duas vitórias e um empate).

Além destes valores fixos, ainda há outros variáveis, como os que têm a ver com a televisão, o ‘Market Pool’, e ainda as receitas de bilheteira e mais tudo o que está associado a um encontro da principal prova europeia de clubes.

Os ‘dragões’ reentram na ‘caça’ aos milhões na terça-feira, pelas 21:00 locais (20:00 em Lisboa), em Itália, onde defrontam a Roma, em encontro da primeira mão dos oitavos de final da Liga dos Campeões.

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Quem será o próximo presidente FC Porto?