loading

LE: Benfica ganhou seis de oito receções a turcos, mas 'Gala' já venceu na Luz

O Benfica tem um registo positivo na receção a equipas turcas nas taças europeias de futebol, com seis triunfos em oito jogos, mas o Galatasaray já venceu por 2-0 na Luz, resultado que os ‘encarnados’ não podem repetir.

LE: Benfica ganhou seis de oito receções a turcos, mas 'Gala' já venceu na Luz

A formação comandada por Bruno Lage chega à Luz em vantagem, depois de ter triunfado pela primeira vez em solo turco, por 2-1, com tentos de Salvio e Seferovic, mas, mesmo à luz da história, a eliminatória não está resolvida.

Os turcos sabem que precisam de marcar pelo menos dois golos no Estádio da Luz, em Lisboa, na quinta-feira, e também que já o conseguiram no passado, quando ganharam por 2-0 em 2008/09, na fase de grupos da última edição da Taça UEFA.

Em 06 de novembro de 2008, os então comandados pelo espanhol Quique Flores, que haviam iniciado a fase de grupos com um empate 1-1 no reduto do Hertha de Berlim, começaram a hipotecar o apuramento, com um desaire na receção aos turcos.

Emre Asik, aos 52 minutos, e Ümit Karan, aos 69, marcaram os golos do conjunto liderado pelo alemão Michael Skibbe e que contou no ‘onze’ com o ex-benfiquista Fernando Meira.

Na formação lusa, nenhum dos 18 jogadores que fez parte da ficha do jogo pode repetir a presença no embate de quinta-feira, sendo que Luisão foi titular no centro da defesa, ele que começou a época 2018/19 no plantel e decidiu, entretanto, acabar a carreira.

Esse resultado com o Galatasaray é, porém, o único das oito receções a turcos que agora não serve ao Benfica para seguir para os ‘oitavos’ da Liga Europa, sendo que, entretanto, o conjunto de Istambul já visitou a Luz e perdeu.

Também num jogo sem ser a eliminar, a contar para a fase de grupos da ‘Champions’ de 2015/16, os ‘encarnados’ ganharam por 2-1, com tentos dos brasileiros Jonas (52 minutos) e Luisão (67). Pelo meio, marcou o alemão Lucas Podoslki (58).

Nos outros embates em casa com conjuntos turcos, o Benfica cedeu um empate (1-1) perante o Besiktas, na fase de grupos da ‘Champions’ 2016/17, e venceu os restantes encontros, o último já na presente temporada.

Em embate da primeira mão da terceira pré-eliminatória da Liga dos Campeões, o conjunto da Luz impôs-se por 1-0 ao Fenerbahçe, graças a um tento do argentino Cervi, aos 69 minutos. Seguiria em frente, com um empate a um na Turquia.

No que respeita aos restantes duelos, destaque para os 7-0 ao mesmo Fenerbahçe, na primeira ronda da Taça dos Campeões de 1975/76: marcaram Shéu, Nené (duas vezes), Jordão (três) e ainda Sabahattin Erboga, na própria baliza.

Por seu lado, e além de uma vitória e uma derrota com o Benfica, o Galatasaray soma iguais resultados face a outros conjuntos portugueses em solo luso.

Os turcos ganharam por 2-1 ao Sporting de Braga em 2012/13, na fase de grupos da Liga dos Campeões, e perderam por 1-0 com o FC Porto (marcou Marega), na presente temporada, também em embate da fase de grupos da ‘Champions’.

O encontro entre o Benfica e o Galatasaray, da segunda mão dos 16 avos de final da Liga Europa, realiza-se na quinta-feira, no Estádio da Luz, em Lisboa, a partir das 20:00.

Os embates caseiros do Benfica com equipas turcas:

18/19 LC/3P Fenerbahçe 1-0 (C) Apurado (1-1 fora, na 2.ª mão)
16/17 LC/FG Besiktas 1-1 (C) -
15/16 LC/FG Galatasaray 2-1 (C) -
12/13 LE/MF Fenerbahçe 3-1 (C) Apurado (0-1 fora, na 1.ª mão)
10/11 LC/2P Trabzonspor 2-0 (C) Apurado (1-1 fora, na 2.ª mão)
08/09 TU/FG Galatasaray 0-2 (C) -
80/81 TT/1 Altay 4-0 (C) Apurado (0-0 fora, na 1.ª mão)
75/76 TC/1 Fenerbahçe 7-0 (C) Apurado (0-1 fora, na 2.ª mão)

Balanço:

Jogos: 8.
Vitórias: 6.
Empates: 1.
Derrotas: 1.
Golos marcados: 20.
Golos sofridos: 5.

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Quem será o próximo presidente FC Porto?