loading

Crónica: Braga regressa às vitórias com golo nos descontos frente ao Rio Ave

O Sporting de Braga regressou hoje às vitórias na I Liga portuguesa de futebol ao vencer fora o Rio Ave, por 1-2, num jogo relativo à 24.ª jornada, com Wilson Eduardo a marcar o golo decisivo já nos descontos.

Crónica: Braga regressa às vitórias com golo nos descontos frente ao Rio Ave

Depois de três derrotas consecutivas, os bracarenses viram-se em desvantagem perante o Rio Ave, graças a um golo de Carlos Júnior, aos 49 minutos, mas conseguiram dar a volta ao resultado quando a equipa vila-condense já estava reduzida a dez unidades, por expulsão de Jambor, com golos de Paulinho e Wilson Eduardo.

O Braga segurou, assim, o terceiro lugar, com 52 pontos, seja qual for o resultado do Sporting, quarto classificado, com 46, diante do Portimonense, e colocou-se a cinco do FC Porto, que perdeu a liderança opara o Benfica.

Após três derrotas seguidas, o Rio Ave mantém-se no novo posto, com 28 pontos, está mais longe dos lugares europeus e pagou cara a expulsão do médio Jambor, por acumulação de cartões amarelos, quando havia ainda muito jogo pela frente e ia na frente do marcador.

Minutos antes do início deste jogo, soube-se que Nélson Monte tinha saído do ‘onze’ anunciado e sido substituído por Carlos Júnior, que estava como suplente e, por seu lado, foi rendido por Buatu. No final, o clube informou que Nélson Monte se ressentiu de uma lesão no tornozelo esquerdo.

O encontro, na primeira parte, desenrolou-se quase sempre no meio campo do Rio Ave, que foi incapaz de se libertar do cerco montado pelo Braga, porque insistiu no futebol direto e o vento não o permitiu, o que muito facilitou a tarefa à defesa contrária, quando talvez fosse mais aconselhável apostar num futebol apoiado.

O guarda-redes bracarense, Tiago Sá, foi um mero espetador durante esse período e o do Rio Ave, Léo Jardim, não fez mais do que duas ou três defesas dignas desse nome, porque as duas equipas revelaram uma total desinspiração a nível ofensivo.

Com 15 minutos jogados, o Rio Ave ainda não tinha conseguido chegar à área do Braga, que teve mais iniciativa, muito maior caudal ofensivo e foi criando algumas situações de perigo e não mais do que isso.

O melhor do jogo ficou reservado para a segunda parte e o Rio Ave começou bem ao adiantar-se no marcador com um golo de Carlos Júnior, o médio que rendeu Nélson Monte e que aproveitou o espaço que lhe deram para rematar cruzado e sem hipótese para Tiago Sá, obtendo assim o 1-0.

Tudo, porém, se complicou para o Rio Ave quando Jambor viu o segundo amarelo aos 56 minutos, seguido do vermelho, e foi expulso.

Ainda com muito jogo pela frente, o Braga teve pela frente o desafio e a possibilidade de tentar capitalizar a superioridade numérica e a verdade é que foi bem sucedido nessa tarefa, porque passou a ter mais bola, instalou-se no meio-campo do Rio Ave e criou sucessivos lances de perigo.

O Rio Ave foi vivendo da velocidade de Galeno em raides esporádicos pela esquerda, porque pelo lado direito a equipa de Daniel Ramos não existiu em termos ofensivos.

Aos 76 minutos, Marcelo Goiano lançou Wilson Eduardo, este cruzou e Paulinho correspondeu com um remate colocado e empatou.

O Rio Ave ainda teve forças para reagir e, aos 80 minutos, Galeno cabeceou à barra, no seguimento de um grande cruzamento de Fábio Coentrão.

Nos descontos, Wilson Eduardo completou a reviravolta fazendo o 2-1, ao dar sequência a um cruzamento de João Novais e também tirando partido de um corte incompleto de Fábio Coentrão.

Programa da jornada

Sexta-feira, 1 de Março de 2019
Desp. Aves - Boavista, 2 - 0

Sábado, 2 de Março de 2019
Nacional - Tondela, 3 - 2
Moreirense - V. Setúbal, 1 - 1
FC Porto - Benfica, 1 - 2

Domingo, 3 de Março de 2019
BSAD - Feirense, 4 - 0
Desp. Chaves - Santa Clara, 0 - 0
Rio Ave - Sp. Braga, 1 - 2
Sporting - Portimonense, 3 - 1

Segunda-feira, 4 de Março de 2019
V. Guimarães - Marítimo, 1 - 0

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Quem será o próximo presidente FC Porto?