loading

Crónica: Ronaldo lesiona-se e Portugal volta a tropeçar no Euro2020

Portugal voltou hoje a tropeçar no apuramento para o Euro2020 de futebol, com novo empate (1-1), desta vez perante a Sérvia, na segunda jornada no Grupo B, num encontro também marcado pela lesão de Cristiano Ronaldo.

Crónica: Ronaldo lesiona-se e Portugal volta a tropeçar no Euro2020

No Estádio da Luz, em Lisboa, o capitão da seleção nacional teve de ser substituído aos 30 minutos, por causa de um problema muscular, numa altura em que a formação das ‘quinas' já perdia, culpa de um golo de Tadic, marcado aos sete, de grande penalidade.

Aos 42 minutos, Danilo repôs o empate, com um grande remate de fora da área, mas o resultado não mais se alterou, apesar de, na segunda parte, Portugal ter criado oportunidades para chegar à vitória.

Aos 73 minutos, o árbitro da partida assinalou mesmo uma grande penalidade a favor da seleção nacional, mas, segundos depois, reverteu a decisão, após falar com um dos seus auxiliares, contendo um erro.

Com este resultado, Portugal continua sem vencer na defesa do título europeu e termina a dupla jornada com apenas dois pontos, ocupando o terceiro lugar do Grupo B, atrás do Luxemburgo, segundo com três pontos, e da Ucrânia, que lidera com quatro. A Sérvia segue na quarta posição com um ponto, em apenas um jogo.

Dyego Sousa foi a grande surpresa no ‘onze' inicial de Portugal, em que também apareceram Danilo e Rafa, em detrimento de André Silva, Rúben Neves e João Moutinho, respetivamente.

Com dois alas bem abertos (Bernando Silva e Rafa) e Ronaldo na frente com a companhia de Dyego Sousa, Portugal iniciou a partida de uma forma intensa, impondo muita velocidade, mas cedo a estratégia sofreu um duro golpe.

Na primeira vez que chegou à área portuguesa, Gacinovic foi placado na área por Rui Patrício (o sérvio acabou mesmo mais tarde por ter de ser substituído) e Tadic converteu com frieza a grande penalidade, aos sete minutos.

Portugal manteve uma alta pressão junto da área adversária e só não chegou logo empate devido as duas fantásticas defesas de Dmitrovic. Em dois lances diferentes, o guarda-redes do Eibar parou remates de Cristiano Ronaldo e Rafa, quando o público no estádio já se levantava para festejar golo.

Foram sucedendo lances com alguma confusão dentro da área da Sérvia, mas Portugal voltaria a sofrer novo golpe, este também duro, com a lesão de Cristiano Ronaldo. O avançado foi atrás de um passe adiantado de Rafa e não aguentou o esforço.

Aos 30 minutos, Fernando Santos optou por lançar Pizzi, que acabou por fazer uma exibição algo cinzenta.

Portugal chegou, ainda assim, ao empate aos 42 minutos, num lance fantástico de Danilo, que assinou o seu segundo golo com a camisola das ‘quinas', o primeiro em jogos oficiais.

Com a Sérvia a baixar cada vez mais o seu bloco defensivo, o médio do FC Porto pegou na bola no meio do terreno, correu até à entrada da área rival e soltou uma ‘bomba', que não deu hipóteses a Dmitrovic.

Ainda antes do intervalo, Tadic ficou perto de novo golo para a Sérvia e Pepe arriscou desnecessariamente o vermelho com uma entrada muito dura sobre o jogador do Ajax, num lance em que acabou apenas por ver amarelo.

No regresso dos balneários, Lazovic obrigou Patrício a sujar o equipamento e Portugal reapareceu com um jogo mais pausado e cerebral, não entrando em muitas ‘loucuras'.

Já com André Silva em campo (rendeu o apagado Dyego Sousa), Bernardo Silva passou a ser cada vez mais o ‘motor' da equipa portuguesa, pegando muitas vezes na bola em zonas mais recuadas, com o objetivo de furar a defensiva sérvia, acabando algumas vezes por abusar dos lances individuais.

Com um futebol demasiado ‘mastigado', só aos 71 minutos Portugal esteve muito perto de marcar, com Pizzi a encostar para baliza já dentro da pequena área, após assistência de Bernardo, mas um defesa sérvio acabou por tirar a bola quase em cima da linha de golo.

Pouco depois, assistiu-se a um lance algo insólito, com árbitro da partida a assinalar uma grande penalidade para Portugal, por mão de um jogador sérvio. O juiz reverteu a decisão, mas, em vez de assinalar canto, já que a bola saiu pela linha de fundo, acabou por entregar a bola ao guarda-redes da Sérvia.

Até final, Fernando Santos ainda lançou Gonçalo Guedes, enquanto Raphaël Guerreiro e Bernardo Silva falharam por pouco a baliza de Dmitrovic.

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Quem será o próximo presidente FC Porto?