loading

Federação angolana com 'mão pesada' contra a alteração da verdade desportiva

O Conselho de Disciplina da Federação Angolana de Futebol (FAF) retirou hoje três pontos ao 1.º de Agosto, líder do ‘Girabola’, e ao Desportivo da Huíla, por "alteração da verdade desportiva" no encontro entre ambos da 17.ª jornada.

Federação angolana com 'mão pesada' contra a alteração da verdade desportiva

Num comunicado, a FAF anunciou que retirou também três pontos ao Bravos do Maquis, por "incumprimentos contratuais", mas mostrou uma ‘mão pesada’ anda maior ao Kabuscorp do Palanca, retirando-lhe nove pontos pelas mesmas razões.

Com estas decisões, o tricampeão angolano 1.º de Agosto ficou com 41 pontos e mantém-se líder, tendo recuperado hoje os três pontos, ao bater fora o Progresso do Sambizanga por 3-0, no jogo de abertura da 21.ª jornada da prova.

Por seu lado, o Desportivo da Huíla manteve o terceiro lugar, mas agora com menos três pontos, fixando-se nos 32.

Os dois clubes vão também pagar, cada um, uma multa de cinco mil dólares.

Em causa está o jogo da 17.ª jornada do ‘Girabola’, disputado na Huíla, em que o Desportivo local e o 1.º de Agosto empataram a três golos.

Segundo o comunicado da FAF, o Desportivo da Huíla lutou pela vitória até aos 82 minutos, altura em que, a vencer por 3-1, foi inexplicavelmente permissivo ao ponto de permitir dois golos aos tricampeões angolanos em condições anormais.

Segundo o documento, no jogo viu-se um Desportivo da Huíla dividida em dois, um que lutava pela vitória, em função também da motivação extra pelo prémio atribuído pelo governador provincial, Luís Nunes, e outro que deixou inexplicavelmente de jogar a partir dos 82 minutos, levantando suspeitas sobre a verdade desportiva.

As dúvidas adensaram-se a partir do momento que a relação entre os dois clubes é conhecida, uma vez que o 1.º de Agosto é quem praticamente suporta financeiramente os salários dos jogadores do Desportivo da Huíla.

O Kabuscorp do Palanca, ao perder nove pontos, desceu do quarto para o oitavo lugar, agora com 26 pontos, mais três que o Bravos do Maquis, que baixou da oitava para a 11.ª posição, com 22.

Os ‘palanquinos’ já tinham perdido 12 pontos na época passada exatamente pelas mesmas razões.

Depois da vitória de hoje do 1.º de Agosto sobre o Progresso de Sambizanga, a ronda 21 do ‘Girabola’ prossegue no fim de semana.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Quem será o próximo presidente FC Porto?