loading

Direita espanhola contesta proposta para organizar Mundial 2030 com Portugal

Representantes de partidos espanhóis de direita manifestaram-se hoje contra a proposta do Governo socialista se candidatar à organização do Mundial 2030 de futebol juntamente com Portugal e Marrocos.

Direita espanhola contesta proposta para organizar Mundial 2030 com Portugal

Num debate no quadro da campanha para as eleições gerais de domingo, organizado pela Federação de Empresários de Instalações Desportivas, em Madrid, o candidato do PP (Partido Popular, direita) ao Senado Vicente Azpitarte interrogou-se sobre a “necessidade” que a Espanha tem de organizar o Mundial com Portugal e Marrocos.

Citado também pela agência espanhola EFE, o deputado do Cidadãos (direita-liberal) à assembleia de Madrid Roberto Núñez apoiou esta reflexão: “Não entendemos a organização de um Mundial com outros países. A Espanha tem capacidade de sobra, é um país que já organizou um Mundial, e não entendemos essa proposta”, disse.

Por seu lado, o assessor do Unidas Podemos (extrema-esquerda) Óscar Peñas declarou que não é para ele “claro” que “a prioridade seja a organização de um Mundial ou uns Jogos Olímpicos neste momento”.

Na Cimeira Ibérica de 21 de novembro de 2018, em Valladolid, Portugal e Espanha chegaram a acordo para dar o seu apoio “político” à organização em conjunto com Marrocos de uma candidatura dos três países à organização do Mundial2030.

A última grande competição internacional de futebol organizada pela Espanha foi o Mundial de 1982, enquanto Portugal teve a seu cargo o Europeu de 2004.

Marrocos candidatou-se ao Mundial de 2026, cuja organização foi atribuída a Canadá, Estados Unidos e México, e na sua proposta destacava o facto de o país estar no cruzamento do oriente com o ocidente e onde a Europa se encontra com África.

Uma eventual candidatura dos países ibéricos com Marrocos iria juntar-se à proposta conjunta apresentada por Argentina, Paraguai e Uruguai, em julho de 2017.

O único Mundial de futebol organizado por mais de um país foi o de 2002, na Coreia do Sul e no Japão, e o segundo será o de 2026, mas em nenhum dos casos envolveu nações de duas confederações.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Quem será o próximo presidente FC Porto?