loading

Crónica: Portugal com esperança no Euro de sub-17 graças a Batalha e Gerson

A seleção portuguesa de sub-17 bateu esta terça-feira a Rússia por 2-1, mantendo assim «vivas» as esperanças de apuramento para os quartos de final do Euro 2019, adiando a decisão para a derradeira jornada, frente à Islândia.

Crónica: Portugal com esperança no Euro de sub-17 graças a Batalha e Gerson

Depois de ter perdido na estreia no Grupo C, frente à Hungria (1-0), Portugal conseguiu o primeiro triunfo na prova que se disputa na República da Irlanda, com golos de Gonçalo Batalha e Gerson Sousa, aos 16 e 50 minutos, respetivamente.

Os russos ainda reduziram por intermédio de Kirill Schetinin, aos 68 minutos, de grande penalidade, mas a formação orientada por Emílio Peixe não deixou escapar o triunfo, que a deixa com os mesmos três pontos da Islândia, que hoje perdeu por 2-1 com a líder e já qualificada Hungria, que tem seis.

Na sexta-feira, na terceira e última ronda, Portugal e Islândia vão decidir o segundo lugar do grupo e quem acompanha os húngaros para os quartos de final. O conjunto das ‘quinas’ tem de vencer, já que ambas têm diferença de golos nula, só que os islandeses têm vantagem no número de tentos marcados (4-4 contra 2-2).

Já a Hungria, não pode ser desalojada do primeiro posto, tendo em conta que tem vantagem no confronto direto com lusos e nórdicos, enquanto a Rússia somou o segundo desaire e já não pode almejar a mais do que o quarto e último lugar do grupo.

Portugal, que venceu a competição em 2016, dominou por completo o primeiro tempo, chegando ao intervalo com 10 remates à baliza de Alekseev, um dos quais da autoria de Filipe Cruz, que viu o golo ser anulado, por fora de jogo.

Contudo, no minuto imediatamente a seguir, aos 16, a seleção nacional chegou ao golo: Gerson Sousa arrancou pela esquerda, passou por entre três russos e assistiu Gonçalo Batalha, que inaugurou o marcador.

Rafael Brito e Tiago Tomás também tiveram possibilidade de capitalizar ainda mais o domínio de Portugal na primeira metade, mas não conseguiram alcançar os seus intentos.

A seleção nacional acabaria por aumentar a vantagem na etapa complementar, desta feita com Gerson Sousa a receber na meia esquerda, a fletir para o meio e a enganar o guardião Alekseev, que ficou ‘pregado’ ao relvado.

A resposta da Rússia surgiria a cerca de 20 minutos do final, numa grande penalidade convertida por Kirill Schetinin, depois de o próprio ter sofrido uma carga de Filipe Cruz dentro da área.

A Rússia arriscou nos instantes finais e conseguiu empurrar Portugal para o seu meio-campo, só que, apesar de alguns sustos, o conjunto das ‘quinas’ não deixou escapar o primeiro triunfo na prova, que lhe permite continuar a ‘sonhar’ com os ‘quartos’.

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Quem será o próximo presidente FC Porto?