loading

Crónica: Hat-trick de Lucas Moura ‘arrasa’ Ajax e marca final inglesa

Um ‘hat-trick’ do brasileiro Lucas Moura, incluindo um golo decisivo aos 90+6 minutos, valeu hoje ao Tottenham um triunfo por 3-2 na casa do Ajax e a sua primeira final da Liga dos Campeões em futebol.

Crónica: Hat-trick de Lucas Moura ‘arrasa’ Ajax e marca final inglesa

Depois da derrota em casa por 1-0 e de, em Amesterdão, sair para o intervalo a perder por 2-0, os ‘spurs’ deram a volta à eliminatória e marcaram encontro com o Liverpool, que também recuperou de um 0-3 face ao FC Barcelona, para uma segunda final inglesa, após o Manchester United-Chelsea de 2008.

No primeiro tempo, o ‘capitão’ De Ligt, aos cinco minutos, e o marroquino Ziyech, aos 35, colocaram os holandeses com três golos de vantagem nas meias-finais, mas Lucas Moura, aos 55, 59 e 90+6, deitou por terra o sonho holandês de chegar à primeira final da ‘Champions’ desde 1996.

Sem Harry Kane, Mauricio Pochettino apostou em Moura, Son, Dele Alli e Eriksen para inverter a tendência negativa, uma vez que tinha perdido cinco dos últimos seis jogos, enquanto o Ajax chegava com seis vitórias seguidas, tendo perdido o brasileiro David Neres por lesão no aquecimento.

De Ligt adiantou a equipa da casa aos cinco, ao responder de cabeça a um canto de Schöne, e os ingleses, que nunca tinham passado uma eliminatória depois de perderem o primeiro jogo, podiam ter marcado por duas vezes, por Son e Eriksen, mas Onana respondeu aos remates fracos, e foram mesmo os comandados de Erik ten Hag a fazer o 2-0, com um remate em arco de Ziyech aos 35, a passe de Tadic.

Dez minutos depois do reatar do encontro, já com o avançado espanhol Llorente, Dele Alli viu a desmarcação de Moura, que foi mais rápido e reduziu para 2-1, antes de 'bisar', quatro minutos depois, num lance de insistência após Onana não conseguir agarrar a bola, perturbado pelo companheiro de equipa Schöne.

Até final, ambas as equipas tiveram oportunidades soberanas de chegar ao terceiro golo, com Ziyech a falhar o ‘bis’ aos 79, ao rematar ao poste, enquanto o belga Vertonghen, antigo jogador do Ajax, cabeceou à barra, aos 87.

Já para lá do último minuto dos cinco concedidos pelo alemão Felix Brych, Dele Alli voltou a encontrar Lucas Moura, que selou o ‘hat-trick’ com um remate colocado e ‘arrasou’ o Ajax, com vários jogadores dos holandeses caídos no relvado em ‘desespero’.

O clube de Amesterdão, que teve o guarda-redes Bruno Varela como suplente não utilizado, tinha começado a campanha europeia na segunda pré-eliminatória da ‘Champions’, disputando 18 jogos ao todo na prova, dois com o Benfica, na fase de grupos.

Por seu lado, os londrinos apuraram-se para uma final inédita na sua história, na qual vão defrontar o rival inglês Liverpool, no segundo jogo decisivo entre ingleses, após a vitória do Manchester United em 2008.

Os ‘reds’ têm cinco títulos, em 1976/77, 77/78, 80/81, 83/84 e 2005/05, enquanto os ‘spurs’ não vencem um troféu desde a Taça da Liga inglesa de 2007/08, tendo como títulos europeus uma Taça das Taças, em 1962/63, e duas Taças UEFA, em 1971/72 e 1983/84.

Programa da jornada

Terça-feira, 30 de Abril de 2019
Tottenham - Ajax, 0 - 1

Quarta-feira, 1 de Maio de 2019
Barcelona - Liverpool, 3 - 0

Terça-feira, 7 de Maio de 2019
Liverpool - Barcelona, 4 - 0

Quarta-feira, 8 de Maio de 2019
Ajax - Tottenham, 2 - 3

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Quem será o próximo presidente FC Porto?