loading

Bayern Munique conquista heptacampeonato alemão após vencer o Frankfurt

O Bayern Munique sagrou-se hoje heptacampeão alemão, conquistando um título que pareceu irremediavelmente perdido para o rival Borussia Dortmund, após uma recuperação improvável, que começou a ganhar forma com a goleada 5-1 sobre... o Benfica.

Bayern Munique conquista heptacampeonato alemão após vencer o Frankfurt

Com o título praticamente assegurado - bastava-lhe um ponto -, o Bayern não facilitou e, jogando perante os seus adeptos, goleou hoje o Eintracht Frankfurt por 5-1, num encontro em que Renato Sanches, que entrou na partida ainda antes do intervalo, anotou o terceiro golo dos bávaros.

Em 27 de novembro de 2018, o Bayern recebeu o vice-campeão português no 'fio da navalha', mas o volumoso triunfo no jogo da Liga dos Campeões não só poupou a ‘cabeça’ do treinador croata Niko Kovac, como lançou os bávaros para uma fase irresistível na liga alemã, que culminou com a conquista do sétimo título seguido, com o necessário ‘beneplácito’ do rival de Dortmund.

A história recente da 'Bundesliga' tornou-se numa variação da célebre tirada do ex-futebolista internacional inglês Gary Lineker, que, após o Mundial de 1990, reduziu a modalidade a uma fórmula elementar: “O futebol é um jogo simples. 22 jogadores perseguem a bola durante 90 minutos e no fim ganha a Alemanha.”

A época 2018/19 terminou da forma ‘esperada’, mas a conquista do 29.º título alemão pelo Bayern foi tudo menos simples. A equipa de Munique teve de recuperar de uma desvantagem de nove pontos para o Dortmund à entrada para a 13.ª jornada - imediatamente após a partida com o Benfica -, graças a uma série de 18 vitórias em 21 rondas

A liga alemã prometia converter-se na sétima edição do ‘passeio bávaro’, quando o hexacampeão a iniciou com uma sequência de quatro triunfos seguidos, deixando o Dortmund a quatro pontos de distância, antes de se afundar na classificação, na qual chegou a ocupar o sétimo lugar, ao vencer apenas dois dos oito encontros seguintes.

Entre as três derrotas sofridas no período mais complicado da temporada, a mais traumática aconteceu, precisamente em Dortmund, por 3-2, apesar do ‘bis’ alcançado pelo avançado polaco Robert Lewandowski, que concretizou 22 golos na prova e foi o melhor marcador pela quarta vez, reeditando as proezas de 2014, ainda no Borussia, 2016 e 2018, já no Bayern.

A equipa de Munique desforrou-se em grande estilo na segunda volta, ao golear por 5-0 na receção ao rival de Dortmund, num jogo em que Lewandowski também marcou dois golos e que permitiu ao Bayern desalojar da liderança o maior adversário interno dos últimos anos, instalando-se definitivamente no topo da classificação.

A época atual marca o fim de um ciclo para o crónico campeão alemão, com as saídas do francês Franck Ribéry, de 36 anos, e do holandês Arjen Robben, de 35, avançados que se tornaram em referências do clube, que representam desde 2007 e 2009, respetivamente.

O médio português Renato Sanches também contribuiu para a conquista do título, mas de forma mais modesta, tendo participado em 17 encontros no campeonato, na maioria dos casos como suplente utilizado, nos quais marcou apenas um golo, precisamente no encontro de hoje frente ao Eintracht Frankfurt.

Programa da jornada

Sábado, 18 de Maio de 2019
Bayern München - Frankfurt, 5 - 1
Werder Bremen - RB Leipzig, 2 - 1
Hertha Berlin - Leverkusen, 1 - 5
Schalke 04 - Estugarda, 0 - 0
Mainz - 1899 Hoffenheim, 4 - 2
Fortuna Düsseldorf - Hannover 96, 2 - 1
Mönchengladbach - Dortmund, 0 - 2
SC Freiburg - Nürnberg, 5 - 1
VfL Wolfsburg - FC Augsburg, 8 - 1

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Quem será o próximo presidente FC Porto?