loading

Crónica: Vitória de Guimarães vence 3-1 e 'rouba' quinto lugar ao Moreirense

O Vitória de Guimarães conquistou o quinto lugar da I Liga portuguesa de futebol, ao vencer em casa do vizinho Moreirense por 3-1, em jogo da 34.ª e derradeira jornada.

Crónica: Vitória de Guimarães vence 3-1 e 'rouba' quinto lugar ao Moreirense

Os vitorianos tiveram de operar uma reviravolta que teve o brasileiro Davidson o principal obreiro, já que marcou o primeiro e terceiro golos do Vitória de Guimarães, aos 20 e 90+5, enquanto o 2-1 foi assinado por Osório aos 68.

Antes, aos 15 minutos, o uruguaio Texeira deu vantagem ao Moreirense, mas a derrota acabou por ser inevitável num dérbi concelhio que fechou o campeonato 2018/19.

Com este resultado o Vitória de Guimarães somou 52 pontos, os mesmos do Moreirense, roubando ao vizinho o quinto lugar que este detinha desde a jornada 27, uma vez que a equipa de Luís Castro ganha à de Ivo Vieira no confronto direto.

Face ao último encontro - goleada caseira por 5-1 sobre o Belenenses - o técnico vitoriano fez três alterações forçadas colocando Sacko, João Carlos Teixeira e Ola John. No lado contrário, em comparação com a jornada anterior, em que o Moreirense venceu por 1-0 na casa do também vizinho Desportivo das Aves, Ivo Vieira fez apenas uma alteração com Pedro Nuno a render João Aurélio.

O Vitória de Guimarães começou por rondar mais a baliza adversária, mas ora com remates desenquadrados, ora com pontapés para fácil defesa de Trigueira, não conseguia concretizar.

E como quem não marca, habilita-se a sofrer, o Moreirense fez jus ao ditado e aos 15 minutos inaugurou o marcador por Texeira que fez um segundo desvio a um remate de Pedro Nuno.

O empate só demorou seis minutos a aparecer: Davidson fez o 1-1 aos 21 minutos depois de jogada combinada por Pepe e Dodó.

As despesas do jogo estavam repartidas, com as duas equipas a tentar aproximar-se com perigo das balizas adversárias, ainda que com mais acutilância por parte dos vitorianos.

Aos 29 minutos Trigueira ‘travou' o golo de Matheus que rematou de primeira, mas encontrou o guarda-redes ‘cónego' no caminho e a três minutos do intervalo Rochinha, isolado e depois de passar por todos os adversários com uma arrancada pelo corredor direito, atirou ao lado.

Na segunda parte, a equipa visitante voltou a ter mais posse de bola, mas encontrou um Moreirense pouco disposto a dar espaços.

E o primeiro melhor lance até pertenceu aos donos da casa com Miguel Silva a ter de ‘voar' para evitar um golo de Pedro Nuno, aos 54. O guardião forasteiro voltou a ‘brilhar' quando segurou uma ‘bomba' de Heriberto, aos 61.

O conjunto de Luís Castro - que praticamente jogou em casa, uma vez que mais de metade do estádio estava ‘forrado' a ‘preto e branco' - não se acanhou e, aos 68, Osório fez o 2-1 com um cabeceamento após livre de Pepe do lado esquerdo do ataque.

Até ao final do encontro o Moreirense - cujos adeptos prestaram homenagem ao treinador e jogadores com faixas onde se lia "Obrigado Ivo" e "Fizemos história" - procurou o empate, mas sempre através de cruzamentos para a área o que tornou o ataque dos locais muito previsível. Heriberto, muito insatisfeito, quase conseguia repor a igualdade com remates aos 86 e 88.

O Vitória de Guimarães, apostado em manter a vantagem, ia fazendo pela vida e tirando bolas da sua zona de perigo e na compensação conseguiu mesmo selar o triunfo com um ‘bis' de Davidson que desviou de cabeça para golo depois de cruzamento de Guedes (90+5).

Programa da jornada

Quinta-feira, 16 de Maio de 2019
BSAD - Nacional, 3 - 0

Sexta-feira, 17 de Maio de 2019
Sp. Braga - Portimonense, 2 - 0

Sábado, 18 de Maio de 2019
Feirense - Desp. Aves, 2 - 1
Marítimo - Boavista, 0 - 1
V. Setúbal - Rio Ave, 1 - 3
Benfica - Santa Clara, 4 - 1
FC Porto - Sporting, 2 - 1

Domingo, 19 de Maio de 2019
Tondela - Desp. Chaves, 5 - 2
Moreirense - V. Guimarães, 1 - 3

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Quem será o próximo presidente FC Porto?