loading

Liga das Nações: Portugal 3-1 Suíça (declarações)

Declarações à RTP, após o jogo Portugal-Suíça (3-1), das meias-finais da Liga das Nações de futebol, disputado no Estádio do Dragão, no Porto.

Liga das Nações: Portugal 3-1 Suíça (declarações)

Rúben Dias (jogador de Portugal): "Primeira vez para mim e para todos nesta competição nova. Significa muto para nós, uma oportunidade de ganharmos pela primeira vez.

O jogo estava num impasse e quem marcasse acabaria por decidir. Felizmente, para nós, foi um grande momento do Cristiano [Ronaldo]. Muitos felizes por poder disputar a final [no domingo].

O penálti [da Suíça] são situações do jogo, juntamente com as nossas situações do jogo e as ocasiões que críamos. Algumas vezes faltou o último passe, mas conseguimos dar uma boa resposta.

[Sobre a estreia de João Félix] Já por outras vezes tinham surgido novos jogadores e acaba por ser algo natural, a sair de forma natural."

João Félix (jogador de Portugal): "Foi um bom começo a representar a seleção, tive oportunidade de me estrear e estou muito feliz por isso.

Há sempre coisas a melhorar. Foi a primeira vez que joguei com eles e quanto mais jogos fizer mais rotinas vou ter com eles [colegas de equipa].

[Sobre Cristiano Ronaldo] É um exemplo que tenho e para todos os jovens que estão a começar. Temos de olhar e tentar fazer igual para ser um grande jogador.

Há muita qualidade nesta equipa. Temos provado isso e jogue quem jogar estamos sempre bem."

Bernardo Silva (jogador de Portugal): [Sobre a assistência para o segundo golo de Cristiano Ronaldo] Foi um grande passe do Rúben [Dias] e o Cris na área nunca facilita, desmarca-se muito bem. Controlei e bola e tentei dar de primeira para finalizar. Felizmente, temos um jogador que finaliza daquela forma e conseguiu dar-nos a final.

Jogámos contra uma grande seleção, que sai muito bem a jogar de trás, joga bem a bola pelo chão, sem medo e tivemos dificuldades no início em controlar a saída de bola deles. Conseguimos criar algumas situações, a reação da equipa [ao golo sofrido] foi boa, tivemos mais bola e muita cabeça.

Estamos habituados a vê-lo a este nível e já não surpreende ninguém. Esperamos agora descansar e dar uma alegria aos adeptos na final. Foram fantásticos.

Claro que tendo muitos companheiros de equipa [na seleção inglesa] seria engraçado e especial, mas não tenho preferência e nestes jogos não há amigos. Quero ganhar um título por Portugal, que nunca ganhei.”

José Fonte (jogador de Portugal): “Foi uma primeira parte difícil e um bom jogo. Eles controlaram mais o jogo, mas na transição éramos mais perigosos. Na segunda parte, nos últimos 30 minutos, melhorámos na saída de bola com três jogadores, criámos um belíssimo segundo golo, com um movimento de bola que envolveu toda a gente. No terceiro golo, matámos o jogo e acabámos em grande estilo.

Parece que o talento de Cristiano [Ronaldo] ajuda nestes momentos. Não é surpreendente, é o que ele faz, é por isso que lhe pagam tanto dinheiro no clube. Quando vem para a seleção não esperamos outra coisa, por isso é que ele é o melhor do mundo. É muito bom tê-lo e precisamos de explorá-lo da melhor forma que conseguirmos.

Temos muito talento a emergir na seleção, somos abençoados com tantos bons jogadores, é uma questão de incorporar todos estes bons jogadores e arranjar a melhor solução para o nosso desenvolvimento e melhorar o nosso estilo de jogo. Gosto muito de Inglaterra, a minha família é inglesa, há dois ou três jogadores com quem joguei [na seleção inglesa], mas isso não interessa. Vamos focar-nos em nós e ganhar um troféu para o nosso país.”

Rui Patrício (guarda-redes de Portugal): “Foi bom podermos jogar no nosso país e agora jogamos uma final no nosso país. O videoárbitro existe para clarificar as coisas, acontece, o árbitro decidiu assim e temos de respeitar. Vai ser um jogo difícil [a final], contra uma grande seleção, seja ela qual for, será difícil, mas o nosso objetivo é ganhar.”

Rúben Neves (jogador de Portugal): “É sempre especial voltar ao Dragão, toda a gente sabe o que siginifca para mim este estádio e foi um prazer enorme voltar a jogar aqui. Toda a seleção fez um excelente trabalho, é claro que se olha para os golos e o Cristiano, mais uma vez, o melhor do mundo, ajudou-nos imenso. Mas toda a equipa esteve bem, principalemente no processo defensivo, contra uma equipa da Suíça muito competente e conseguimos uma excelente vitória.

É uma posição onde tenho jogado há muito tempo e senti-me confortável. Independentemente do 'onze' [na final], estamos aqui para jogar, o que o 'mister' decidir será o melhor para a seleção.

[Danilo regressa após suspensão] Já tivemos treinos, o Danilo jogou connosco, é bom ter jogadores com a qualidade dele para treinar connosco e vamos trabalhar os dois no máximo para o próximo jogo.

Continuamos a ser candidatos, estamos numa ‘final four’, todas as equipas são candidatas, mas já eliminámos uma delas. Qualquer equipa que venha, vem para ganhar, portanto vai ser uma excelente final.

[Pénalti] O videoárbitro serve para ajudar o árbitro nestas situações e ele decidiu o que achou melhor. Em Inglaterra só há videoárbitro na taça, para o ano já vai haver, mas, como disse, serve para ajudar o árbitro.”

Kevin Mbabu (jogador da Suíça): “A equipa jogou muito bem, merecíamos mais, mas quando jogamos contra um jogador como este [Ronaldo], não lhe podemos dar muitas hipóteses, senão ele marca golos.

Acho que joguei bem, podia ter feito melhor, alguns pequenos detalhes ali no último passe. Mas também toda a equipa... não fomos eficientes, tivemos muitas oportunidades, mas só marcámos um golo.

[Decisão do videoárbitro] Quando as decisões são a teu favor ficas feliz. Com esse penálti voltámos ao jogo, pressionámos Portugal e era essa a altura de marcar o segundo golo, não o conseguimos, conseguiram eles.

[Jogo do terceiro lugar] Estou sempre motivado para jogar pelo meu país. Espero que consigamos regressar à Suíça com uma vitória.”

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Quem será o próximo presidente FC Porto?