loading

Atlético de Madrid propõs ao Benfica 126 milhões de euros por João Félix

O Atlético de Madrid propôs ao Benfica a aquisição dos direitos desportivos do avançado João Félix por 126 milhões de euros (ME), anunciou hoje o clube campeão português de futebol.

Atlético de Madrid propõs ao Benfica 126 milhões de euros por João Félix

“A Sport Lisboa e Benfica – Futebol, SAD informa (...) que o Club Atlético de Madrid, SAD apresentou uma proposta para a aquisição a título definitivo dos direitos desportivos do jogador João Félix Sequeira por um montante de 126 ME, a qual se encontra a ser analisada”, lê-se no comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).

A cláusula de rescisão de João Félix, cuja saída para o Atlético de Madrid vem sendo noticiada há mais de uma semana, é de 120 milhões de euros, e o Benfica explica que o excedente servirá para fazer face aos juros relativos ao pagamento em prestações desejado pelo clube espanhol.

"O valor proposto acima da cláusula de rescisão contempla o custo financeiro indexado ao pagamento a prestações previsto nesta proposta. Caso a Benfica SAD aceite a proposta apresentada, o valor líquido a receber do Atlético de Madrid na data da transferência dos direitos desportivos ascenderá a 120 ME", lê-se no comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).

A confirmarem-se estes valores, a transferência de João Félix, de 19 anos, será a mais cara de sempre de um futebolista português, acima dos 100 ME que Cristiano Ronaldo custou à Juventus em 2018/19, e mais do que duplica o maior encaixe de um clube luso, ou seja, os 50 ME que o Real Madrid pagou ao FC Porto pelo defesa brasileiro Éder Militão, já em 2019.

O negócio entra também para o 'top-5' dos mais volumosos da história do futebol, igualando os 120 milhões pagos pelo FC Barcelona ao Liverpool por Philippe Coutinho, embora as variáveis previstas possam elevar a transferênca do brasileiro aos 160 ME.

No topo da tabela continua o brasileiro Neymar, que levou o Paris Saint-Germain a acionar a cláusula de rescisão de 222 ME do contrato com o FC Barcelona.

Na mesma temporada, os parisienses contrataram o francês Kylian Mbappé ao Mónaco, mas através de um empréstimo com obrigação de compra no final da época, por 145 milhões de euros, mais 35 em variáveis.

Os franceses Ousmane Dembélé, que se transferiu do Borussia Dortmund para o FC Barcelona, e Paul Pogba, que trocou a Juventus pelo Manchester United, custaram 105 milhões de euros, aos quais podem acrescer algumas variáveis.

Depois de ter feito parte da formação no FC Porto, com passagens pelo Dragon Force e pelo Padroense, equipas ligadas aos 'dragões', Félix, de 19 anos, chegou ao Benfica em 2015/16, para a equipa de juvenis.

Esta temporada, o avançado estreou-se pela equipa principal, ao serviço da qual fez 43 encontros e marcou 20 golos, tendo ainda feito a estreia pela seleção portuguesa, na Liga das Nações.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Quem será o próximo presidente FC Porto?