loading

Selecionador de futebol de rua aponta “caminho certo” para campeões como pessoas

A seleção portuguesa de futebol de rua foi hoje apresentada, na Cidade do Futebol, em Oeiras, onde o selecionador garantiu que os jogadores estão “no caminho certo” para serem campeões do mundo enquanto pessoas.

Selecionador de futebol de rua aponta “caminho certo” para campeões como pessoas

“Para sermos campeões do mundo em termos desportivos, primeiro teremos de ser campeões do mundo enquanto pessoas”, disse à agência Lusa o selecionador Bruno Seco, garantindo que neste aspeto a equipa está no “caminho certo”.

O futebol de rua, uma iniciativa promovida pela associação Cais, que tem o objetivo de integrar pessoas social e economicamente vulneráveis, é uma modalidade semelhante ao futsal, mas com regras próprias.

Bruno Seco, que pertence a este projeto desde 2011, garantiu que a parte social “é importantíssima” e que com este trabalho conseguiu desenvolver a capacidade de se “colocar no lugar do outro”.

O treinador assumiu que a equipa está a trabalhar para vencer o Mundial de Futebol de Rua, entre 27 de julho e 03 de agosto, em Cardiff, no País de Gales, e que tem as “melhores e mais altas” perspetivas para a competição.

Rui Cardinal, um dos eleitos para representar Portugal no mundial, disse que este projeto é um importante passo na sua vida e dos colegas.

“Tanto a parte desportiva como a social são importantes para o desenvolvimento das nossas personalidades e para podermos melhorar as nossas vidas pessoais”, disse à Lusa.

O coordenador do projeto, Gonçalo Santos, revelou que 75% dos jovens que integraram o projeto, no ano passado, voltaram à escola ou começaram a trabalhar, mas apesar dos “números simpáticos” é “o impacto do projeto na vida jovens” que move a sua organização.

Diogo Nabais, adjunto do secretário de Estado da Juventude e do Desporto, mostrou-se, por sua vez, honrado por acompanhar o projeto que o “encantou”.

“O resultado desportivo é o menos importante, mas claro se puderem trazer a taça de Cardiff nós agradecemos”, afirmou durante a apresentação dos jogadores.

Já a diretora executiva da associação Cais, Conceição Cordeiro, mostrou o seu apoio aos jogadores, dizendo que os estará com eles “em cada jogo e em cada minuto”.

Os jogadores e a equipa técnica foram na segunda-feira recebidos pelo Presidente da República.

O futebol de rua é um projeto de inclusão social destinado a pessoas com 15 anos ou mais, que vivem numa situação de fragilidade habitacional e que pertencem a um projeto social ou são acompanhadas por instituições sociais.

Desenvolver competências pessoais e sociais, pertencer a um grupo social e promover a dignidade fora de um ambiente institucional são alguns dos objetivos deste projeto.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Quem será o próximo presidente FC Porto?