loading

Benfica-FC Porto: 'Dragões' somam mais cinco vitórias, em 241 jogos

O FC Porto contabiliza mais cinco vitórias do que o Benfica no histórico dos 241 confrontos entre os dois conjuntos, em vésperas do embate da terceira jornada da I Liga portuguesa de futebol, no Estádio da Luz.

Benfica-FC Porto: 'Dragões' somam mais cinco vitórias, em 241 jogos

Entre embates do campeonato, Taça de Portugal, Taça da Liga, Supertaça e Campeonato de Portugal, os ‘dragões’ lideram com 93 triunfos, contra 88 das ‘águias’, que mandam nos golos (379 contra 347). Registaram-se ainda 60 empates.

Na temporada transata, lisboetas e portistas enfrentaram-se por três vezes, com duas vitórias para os ‘encarnados’, ambas no campeonato, e uma para os ‘azuis e brancos’, na Taça da Liga.

O último 'clássico', disputado à 24.ª ronda da I Liga, ditou mesmo uma inversão na classificação e impulsionou o Benfica para a conquista do 37.º título nacional, ao vencer por 2-1, no Estádio do Dragão.

Os dois rivais entraram em campo separados por apenas um ponto, com vantagem para os ‘dragões’, que se adiantaram no marcador aos 18 minutos, por Adrián López. Contudo, João Félix e Rafa, aos 26 e 52 minutos, respetivamente, operaram a reviravolta e deram a vitória ao conjunto orientado por Bruno Lage, que saltou para a liderança, com mais dois pontos.

Na primeira volta do campeonato, em 07 de outubro de 2018, no Estádio da Luz, em Lisboa, o avançado Seferovic marcou, aos 62 minutos, isolado por Pizzi, o golo que 'selou' o triunfo (1-0) do ‘onze’ então comandado por Rui Vitória, na sétima jornada da I Liga.

Na altura, o tento do internacional helvético, melhor marcador da última edição da prova, acabou com uma ‘seca’ de triunfos do Benfica sobre o FC Porto, que estava invicto há sete jogos (três triunfos e quatro igualdades) e quase quatro anos.

Depois desse desaire, os ‘azuis e brancos’ retomaram, porém, o caminho das vitórias, uma vez que, em 22 de janeiro, superaram os ‘encarnados’ por 3-1, conquistando um lugar na final da Taça da Liga, que perderiam para o Sporting.

O argelino Brahimi (24 minutos), o maliano Marega (35) e o brasileiro Fernando Andrade (86) marcaram os golos portistas, enquanto Rafa (31) faturou para os ‘encarnados’, num embate com arbitragem muito polémica de Carlos Xistra.

O ‘clássico’ joga-se há mais de 87 anos, mais precisamente desde o 3-0 para o Benfica, no Campo do Arnado, em 28 de junho de 1931, e o ‘rei’ Eusébio da Silva Ferreira é o melhor marcador, com 25 tentos.

O clube da Luz já somou mais 17 triunfos (61-44) e 70 golos (275-205), mas, após 1983/84, a tendência inverteu-se, com mais 23 vitórias e 39 tentos portistas.

A vantagem global do FC Porto assenta nos jogos realizados em casa, onde triunfou em 66 das 112 receções ao Benfica (59% de vitórias), cedendo apenas 29 igualdades e 17 desaires, com 216 golos marcados e 118 sofridos.

Na I Liga, os ‘azuis e brancos’ somam mais nove triunfos (66 contra 57), sendo que dominam de forma ainda mais clara na Supertaça (13-5) e tangencialmente no ‘extinto’ Campeonato de Portugal (4-3).

Por seu lado, o Benfica reina de forma vincada na Taça de Portugal, com 21 vitórias e apenas nove desaires (74-41 em golos), muito por culpa das finais - ganhou oito das nove disputadas, uma delas em pleno Estádio das Antas.

Quanto à Taça da Liga, e apesar da última derrota, os ‘encarnados’ também têm vantagem, já que ganharam dois dos três primeiros embates – incluindo um 3-0 na final da edição de 2009/10, no Algarve - e empataram o outro.

O 242.º encontro entre Benfica e FC Porto, a contar para a terceira jornada da I Liga portuguesa de futebol, realiza-se no sábado, no Estádio da Luz, em Lisboa, a partir das 19:00.

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Quem será o próximo presidente FC Porto?