loading

Televisão: RTP ganha concurso para transmissão da Primeira Liga

A RTP venceu o concurso para transmissão dos jogos de futebol da Liga Sagres, tendo a proposta da estação pública ultrapassado as da SIC e TVI, segundo anunciaram hoje a RTP e a Sport TV.

Televisão: RTP ganha concurso para transmissão da Primeira Liga

''A Sport TV Portugal chegou a acordo com a RTP - Rádio Televisão de Portugal para a transmissão televisiva em território nacional de um jogo por jornada da Liga Portuguesa de Futebol, épocas 2008/2009 e 2009/2010'', referem hoje as duas empresas em comunicado.

Os valores envolvidos no negócio não foram divulgados por nenhuma das empresas envolvidas.

Nas últimas quatro épocas, os jogos da principal liga profissional de futebol foram transmitidos pela TVI.

A compra dos direitos de transmissão da Liga Sagres constitui uma mudança na estratégia da RTP relativamente à da anterior administração.

Em Janeiro de 2006, depois do anúncio da decisão sobre quem transmitia as épocas anteriores, o então presidente da RTP, Almerindo Marques, assumia que o futebol tinha deixado de ser prioridade para a estação pública e justificava a decisão com ''uma tendência europeia dos operadores públicos, que estão cada vez menos a interferir no mundo do futebol, por virtude do preço dos direitos desportivos e da gestão dos recursos''.

Além disso, acrescentava numa entrevista ao DN, ''a opção estratégica da RTP em nada prejudica o interesse público pelo futebol''.

De acordo com um despacho publicado em Dezembro passado pelo Governo, a transmissão de um jogo por jornada da Liga Sagres integra a lista dos eventos desportivos considerados de interesse público, mas essa transmissão tem de ser apenas feita por um canal de sinal aberto.

A RTP já detém os direitos de transmissão das partidas da Liga dos Campeões e da Taça UEFA, tendo ainda garantida a transmissão da fase final do Campeonato do Mundo de 2010, através da União Europeia de Radiodifusão (UER).

A fase final do concurso para a Liga Sagres estava a ser, desde a semana passada, disputada apenas pela RTP e pela TVI, já que a SIC foi excluída pela Sport TV por ter apresentado uma proposta demasiado baixa.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Quem será o próximo presidente FC Porto?