loading

Morreu antigo presidente da CONMEBOL Nicolas Leoz

O paraguaio Nicolas Leoz, antigo presidente da Confederação Sul-Americana de Futebol (CONMEBOL), investigado por corrupção no âmbito do designado ‘Fifagate’, morreu hoje aos 90 anos, numa clinica em Assunção, no Paraguai.

Morreu antigo presidente da CONMEBOL Nicolas Leoz

Presidente da CONMEBOL entre 1986 e 2013, Nicolas Leoz era alvo desde 2015 de um mandado de prisão internacional emitido pelo tribunal dos EUA, ao abrigo da investigação ‘Fifagate’, por “associação ilícita em gangues organizados, fraude e lavagem de dinheiro”.

Nicolas Leoz, que foi vice-presidente da FIFA e homem de confiança do então presidente do organismo Joseph Blatter (1998-2015), era suspeito de receber subornos por troca da atribuição dos direitos de TV de competições organizadas pela CONMEBOL.

Os advogados de Leoz apresentavam a sua idade avançada e saúde frágil – dado que tinha problemas cardíacos, cancro e Parkinson - para tentar bloquear a extradição para os Estados Unidos, que se encontrava pendente nos tribunais paraguaios.

Leoz, que estava em prisão domiciliar numa clínica particular em Assunção, enquanto esperava a justiça decidir o seu destino, morreu de ataque cardíaco, segundo o jornal paraguaio ABC Color.

O ‘Fifagate’ é um processo iniciado em maio de 2015, com a prisão em Zurique de sete altos funcionários do futebol mundial, à margem do Congresso da FIFA, a pedido da justiça norte-americana, na sequencia de uma investigação a vários milhões de euros em subornos e comissões desde os anos 1990.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Quem será o próximo presidente FC Porto?