loading

Centralização dos direitos televisivos apontada como solução do futebol português

A centralização dos direitos televisivos foi hoje considerada como uma das medidas a adotar para uma maior qualidade e equilíbrio no futebol português, segundo foi identificado por treinadores e dirigentes durante uma conferência da Soccerex, em Oeiras.

Centralização dos direitos televisivos apontada como solução do futebol português

Numa sessão subordinada ao tema da internacionalização da liga portuguesa, Tiago Medeiros, diretor de media e conteúdos da Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP), considerou a centralização dos direitos televisivos como a questão decisiva para levar a cabo esse processo e fazer crescer o futebol português.

“Só produzindo um processo de centralização, como de resto aconteceu na quase totalidade dos países europeus em diferentes modelos, poderemos ter maior competitividade e mitigar a diferença entre os que recebem mais e os que recebem menos”, disse o dirigente.

Miguel Ribeiro, presidente da SAD do Famalicão, reconheceu que o organismo que gere as competições em Portugal está a trabalhar no tema e considerou uma “inevitabilidade” Portugal adotar um sistema centralizado.

“Já temos os melhores jogadores, os melhores treinadores, pelo que a capitalização desta riqueza só pode passar por um caminho, que é a centralização dos direitos televisivos, transformar mais receita em mais proveitos”, concluiu o líder famalicense.

Também presente na sessão, Pedro Martins, treinador do Olympiacos, alertou para as consequências de Portugal estar um passo atrás neste processo.

“Temos de olhar para o nosso produto, trabalhá-lo e rentabilizá-lo de forma equitativa para que todos possam crescer. Temos de deixar de olhar cada um para a sua parte e ver o todo”, pediu o técnico, avançando que só assim será possível “uma liga mais competitiva, onde se possam manter os melhores jogadores por mais anos”.

A Soccerex, evento que junta ex-jogadores, dirigentes e outros agentes para debater a indústria do futebol, decorreu em Portugal entre quinta-feira e hoje, tendo passado por Oeiras personalidades como o presidente da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), Fernando Gomes, o presidente da Liga espanhola, Javier Tebas, o antigo selecionador de França Gerard Houlier e os ex-futebolistas Christian Karembeu e Deco, entre outros.

Estes fóruns da Soccerex são organizados desde 1995, tendo já passado por 19 cidades e 13 países diferentes. Este ano, a organização fez uma aposta em "mercados emergentes no futebol" e já passou também pela China, em maio, marcando ainda presença nos Estados Unidos, em novembro. A realização da Soccerex na Europa cabe pela primeira vez a Portugal, com Oeiras a acolher mais de 60 oradores no ciclo de dois dias de conferências.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Quem será o próximo presidente FC Porto?