loading

Crónica: Paços de Ferreira dá cambalhota e ‘afunda’ Desportivo das Aves

O Paços de Ferreira estreou-se hoje a vencer na I Liga de futebol, ao bater o Desportivo das Aves por 2-1, no jogo inaugural da sexta jornada, cujo marcador se reverteu na última meia hora.

Crónica: Paços de Ferreira dá cambalhota e ‘afunda’ Desportivo das Aves

No Estádio Capital do Móvel, Welinton Júnior adiantou o emblema do concelho de Santo Tirso, aos 26 minutos, mas os ‘castores’ inverteram o marcador na etapa complementar, com golos de Douglas Tanque, aos 59, e Mohamed Diaby, aos 82, seis minutos antes de ficarem em inferioridade numérica por expulsão de André Micael.

O Paços de Ferreira, que tinha conquistado apenas um ponto, na visita ao Boavista na terceira ronda (1-1), passou a somar quatro e ascendeu ao 17.º e penúltimo lugar, por troca com os avenses, que mantêm três pontos e não ganham há quatro partidas.

À procura do primeiro triunfo no campeonato, os comandados de Pepa, que introduziu duas novidades face à derrota em Famalicão na ronda anterior (4-2), agregando Welthon e Douglas Tanque no eixo ofensivo, procuraram tomar conta do jogo com mais bola e iniciativa, embora o seu domínio territorial fosse inconsequente.

Os ‘castores’ ofereciam pouca velocidade ao jogo e raros desequilíbrios no último terço, pelo que as oportunidades nas duas áreas foram uma miragem até aos 24 minutos, quando Beunardeau desviou um cabeceamento de Luiz Fernando que quase originava autogolo.

Apesar da goleada consentida em Guimarães (5-1), Augusto Inácio manteve o esquema de três centrais e remeteu o ataque às movimentações em profundidade de Mohammadi e Welinton Júnior, que apanharam a turma pacense desprevenida dois minutos depois.

O médio brasileiro aproveitou o trabalho do dianteiro iraniano para rematar de primeira ao ângulo, sem chance de defesa para Ricardo Ribeiro, assinando o segundo golo na I Liga e desatando um duelo pautado pela monotonia.

Com o conforto da vantagem, o Desportivo das Aves estabilizou os seus processos perante um adversário ansioso, que apenas espreitou o perigo num remate de meia distância de Douglas Tanque (30), enquanto Welinton ‘aqueceu’ as luvas de Ricardo Ribeiro na cobrança de um livre direto (43).

A postura das duas equipas não se alterou no regresso dos balneários, mas o Paços de Ferreira conseguiu revelar outra dinâmica e discernimento na hora de desmontar a postura expectante do Aves, restabelecendo a igualdade em cima da hora de jogo.

Após dois falhanços incríveis (50 e 53), o avançado brasileiro Douglas Tanque surgiu à vontade na área forasteira para repor o empate, respondendo ao canto de Pedrinho com o terceiro tento no campeonato.

As entradas de Hélder Ferreira e Dadashov acentuaram o ascendente dos pacenses, que deram a volta aos acontecimentos aos 82, num cruzamento de Bruno Santos, que resvalou em Welthon e sobrou para o desvio certeiro do médio francês Mohamed Diaby.

Antes do final, o central André Micael recebeu duplo amarelo numa disputa de bola com Mohammadi, deixando o Paços reduzido a dez unidades e à mercê do empate, mas Enzo Zidane desperdiçou na cara de Ricardo Ribeiro.

Programa da jornada

Sexta-feira, 20 de Setembro de 2019
Paços Ferreira - Desp. Aves, 2 - 1

Sábado, 21 de Setembro de 2019
BSAD - Rio Ave, 0 - 2
Moreirense - Benfica, 1 - 2

Domingo, 22 de Setembro de 2019
Gil Vicente - Boavista, 0 - 0
V. Setúbal - Portimonense, 0 - 0
Tondela - V. Guimarães, 1 - 3
FC Porto - Santa Clara, 2 - 0

Segunda-feira, 23 de Setembro de 2019
Sp. Braga - Marítimo, 2 - 2
Sporting - Famalicão, 1 - 2

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Quem será o próximo presidente FC Porto?