loading

Presidente da República lamenta a morte de Jordão, a 'Gazela de Benguela'

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, lamentou hoje a morte do antigo futebolista Rui Jordão, lembrando o seu apelido de 'Gazela de Benguela' e o golo que qualificou Portugal para o Euro 84.

Presidente da República lamenta a morte de Jordão, a 'Gazela de Benguela'

O antigo jogador, de origem angolana, morreu hoje, aos 67 anos, por problemas cardíacos.

Numa declaração à agência Lusa sobre a morte de Rui Jordão, o chefe de Estado recordou "o tento no Estádio da Luz" contra a União Soviética que deu a Portugal "a alegria do apuramento para o Euro 84 em França" e também "os seus golos nesse torneio".

"Recordando o dinamismo, a imaginação nos relvados e a capacidade de entrega do atleta de primeira água que foi Rui Jordão, o Presidente da República lamenta a morte da 'Gazela de Benguela' e envia aos seus familiares as mais sentidas condolências", acrescentou Marcelo Rebelo de Sousa, numa nota enviado por escrito.

Jordão morreu hoje, aos 67 anos, no Hospital de Cascais, onde estava internado, em consequência de problemas cardíacos.

O antigo jogador, natural de Benguela, destacou-se no Benfica, clube no qual iniciou a carreira, em 1971/72, e no Sporting, tendo disputado 43 jogos pela seleção portuguesa e marcado 15 golos, dois dos quais no Europeu de 1984, no qual Portugal foi eliminado nas meias-finais.

Jordão, que jogou também no Saragoça e no Vitória de Setúbal, onde terminou a carreira, em 1988/89, foi melhor marcador do campeonato português nas épocas 1975/76 e 1979/80, tendo conquistado seis títulos de campeão nacional, três Taças de Portugal e uma Supertaça portuguesa.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Quem será o próximo presidente FC Porto?