loading

Crónica: FC Porto entra forte, mas «pilha» não dura e Rangers foi superior

O FC Porto perdeu hoje, e perdeu bem, frente ao Rangers, em Glasgow, por 2-0, num jogo do Grupo G da Liga Europa em que os «dragões» entraram bem, mas só duraram os primeiros 20 minutos.

Crónica: FC Porto entra forte, mas «pilha» não dura e Rangers foi superior

O Rangers justificou o triunfo na segunda parte, período em que foi claramente superior e no qual materializou essa superioridade com dois golos, aos 69 e 73 minutos, por intermédio do avançado colombiano Alfredo Morales e de Steven Davis, respetivamente.

De resto, a equipa escocesa já tinha merecido mais do que o empate a um golo que alcançou no Dragão, ao superiorizar-se claramente a um FC Porto que confirmou o mau momento que atravessa.

A equipa orientada por Sérgio Conceição até protagonizou uma entrada forte e mandona no jogo, a pressionar alto na saída de bola do Rangers, a recuperá-la no meio-campo escocês e a criar problemas à defesa da casa, que demorou em acertar com a primeira fase de construção de jogo e com a agressividade portista.

Nesse período, o FC Porto ameaçou o golo, sendo que, logo aos oito minutos, uma cabeçada de Pepe, após um pontapé de canto, foi salva em cima do risco de golo e, três minutos depois, foi Soares a cabecear a centímetros do poste.

No entanto, esta entrada promissora não durou mais de 20 minutos, altura em que o Rangers começou a conseguir ultrapassar essa primeira barreira de pressão e a esticar o jogo até à área de Marchesín, mas usando um jogo mais direto ou à base de cruzamentos aéreos que facilitavam a tarefa à defesa portista.

Na segunda parte, porém, a equipa escocesa baixou mais a bola e passou a jogar como é capaz, tal como já tinha demonstrado no Dragão, trocando a bola pelo chão e impondo uma dinâmica coletiva, à qual associava a combatividade dos seus jogadores, tornando-se cada vez mais ameaçadora para a defesa portista.

Os dois golos marcados aos 69 e 73 minutos surgiram com alguma naturalidade, quando o FC Porto, na tentativa de chegar ao golo, começou a deixar espaços entre linhas e partir o jogo, circunstância aproveitada pelo Rangers, numa altura em que já estava por cima do jogo.

Sérgio Conceição teve uma contrariedade com a aparente lesão de Pepe no início da segunda parte, que o forçou a mexer no esquema e a optar por uma alteração mais arrojada, com a entrada de Luís Diaz, que não resultou, porque deixou a equipa mais vulnerável defensivamente e não lhe conferiu maior dinâmica nem eficácia ofensiva.

O FC Porto é o quarto e último classificado do grupo G, com quatro pontos, os mesmos dos holandeses do Feyenoord, terceiros classificados, enquanto os suíços do Young Boys e o Rangers partilham os dois primeiros lugares, ambos com sete.

Programa da jornada

Quarta-feira, 6 de Novembro de 2019
V. Guimarães - Arsenal, 1 - 1

Quinta-feira, 7 de Novembro de 2019
FK Astana - AZ, 0 - 5
F91 Dudelange - Sevilla, 2 - 5
Lazio - Celtic, 1 - 2
CFR Cluj - Rennes, 1 - 0
Lugano - Malmo, 0 - 0
Standard - Frankfurt, 2 - 1
Basel - Getafe, 2 - 1
Kobenhavn - Dynamo Kyiv, 1 - 1
FK Krasnodar - Trabzonspor, 3 - 1
Rosenborg - Sporting, 0 - 2
LASK Linz - PSV, 4 - 1
Apoel - FK Qarabagh, 2 - 1
Espanyol - Ludogorets, 6 - 0
VfL Wolfsburg - AA Gent, 1 - 3
Sp. Braga - Besiktas, 3 - 1
Wolfsberger AC - Basaksehir, 0 - 3
Rangers - FC Porto, 2 - 0
Feyenoord - Young Boys, 1 - 1
Ferencvaros - CSKA, 0 - 0
Man Utd - Partizan, 3 - 0
Oleksandria - Saint-Étienne, 2 - 2
Mönchengladbach - Roma, 2 - 1
Wolves - Slovan Bratislava, 1 - 0

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Quem será o próximo presidente FC Porto?