loading

Crónica: Sporting de Braga de 'cepa' europeia bate Slovan Bratislava

O Sporting de Braga foi hoje à Eslováquia vencer categoricamente o Slovan Bratislava por 4-2 e terminou o grupo K da Liga Europa de futebol em primeiro lugar, com quatro triunfos e apenas dois empates.

Crónica: Sporting de Braga de 'cepa' europeia bate Slovan Bratislava

Sob muito frio, e até neve, em Bratislava, a equipa orientada por Ricardo Sá Pinto esteve por duas vezes em desvantagem, golos de Sporar (42 minutos) e Mohammed Rharsalla (70), mas foi sempre muito rápida a reagir, por Rui Fonte (44) e Trincão (72).

Um autogolo de Bozhikov (75) colocou os minhotos na frente pela primeira vez no jogo, antes do tento final de Paulinho, já no período de descontos (90+3).

O Sporting de Braga, que vinha de uma derrota amarga no campeonato (1-0 com o Desportivo das Aves), conclui uma campanha quase perfeita, tendo somado 14 pontos em 18 possíveis (quatro vitórias e apenas dois empates, além dos quatro triunfos das fases de qualificação), batendo recordes internos (mais pontos e mais golos numa fase de grupos) e elevando para 13 os jogos 'europeus' consecutivos sem perder.

Depois de um primeiro período 'morno', os 'arsenalistas' fizeram uma excelente segunda parte e podiam ter feito mesmo mais golos, umas vezes por falta de pontaria e outras por boas defesas do guardião contrário.

Tal como tinha anunciado na véspera, Sá Pinto fez muitas alterações no 'onze' - seis -, com destaque para a estreia esta época de Tiago Sá na baliza e para a titularidade dos pouco utilizados Caju e Agbo, assim como do jovem Trincão, que fez um grande jogo.

O Slovan Bratislava, que só tinha cinco jogadores no banco de suplentes e dois deles eram guarda-redes, marcou primeiro, com Sporar a aproveitar da melhor maneira um erro de Pablo, após um lançamento longo que apanhou a defesa bracarense mal posicionada (42).

A desvantagem só durou dois minutos, porque Rui Fonte, com um belo cabeceamento, após canto cobrado por Trincão, fez o empate.

Na segunda parte, quase só deu Braga e Ricardo Horta, com um falhanço incrível (65), deu o mote para o que aí vinha, apesar de ter sido o Slovan, em clara contracorrente, a fazer o segundo, por Rharsalla, que rematou em arco, após tabelar com Sporar (70).

Mas, tal como na primeira parte, o Sporting de Braga foi lesto na resposta e Trincão foi enganando adversários na área até rematar e fazer o seu primeiro golo pelos minhotos (72).

Logo a seguir, João Novais arrancou pelo meio da defesa eslovaca e tentou servir Ricardo Horta, mas foi Bozhikov a introduzir a bola na própria baliza (75). Os mesmos jogadores podiam ter marcado, mas viram Greif impedi-lo com grandes defesas (83 e 85).

O guardião, contudo, nada podia fazer diante do cabeceamento de Paulinho, após centro de trivela 'açucarado' de Fransérgio, já nos descontos, após um rápido contra-ataque diante de um adversário já derrotado.

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Quem será o próximo presidente FC Porto?