loading

Nota: Caro visitante, o acesso à informação do nosso site é gratuita e de livre acesso. Tal só é possível exibindo anúncios a quem nos visita. Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios.

LE: Dia inspirado para clubes portugueses, só Sporting desiludiu

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Facebook

Outras Notícias

Sondagem

Quem vai vencer a Taça da Liga?

A sexta e última jornada da fase de grupos da Liga Europa foi favorável aos clubes portugueses, apenas 'destoando' a derrota do Sporting, mas sem impedir o acesso do FC Porto aos 16 avos de final.
LE: Dia inspirado para clubes portugueses, só Sporting desiludiu

O Sporting de Braga, vencedor por 4-2 em Bratislava, e o FC Porto, que bateu o Feyenoord por 3-2, ganham os respetivos grupos e juntam-se a Benfica como cabeças de série nos 16 avos de final, enquanto que o Vitória de Guimarães termina a sua particição com uma prestigiante vitória por 3-2 na Alemanha.

Também segue em frente na prova o Roma, de Paulo Fonseca, num dia em que brilhou outro português - Diogo Jota, do Wolverhampton, autor de um 'hat-trick' na vitória sobre o Besiktas.

Com o triplo apuramento de hoje, Portugal é agora o país com mais equipas em prova na competição, quatro, mais uma do que Espanha e Inglaterra, potências que ainda fazem o 'pleno' na Liga dos Campeões e Liga Europa.

Por outro lado, a 'boa safra' da semana, com quatro vitórias e uma derrota, ajudou Portugal a consolidar o sexto lugar no 'ranking' de nações, ao mesmo tempo que a Rússia se distanciou, com a eliminação do Krasnodar, última equipa que ainda tinha esperanças de apuramento.

No grupo G, o FC Porto acaba mesmo por ser primeiro, beneficiando do empate caseiro do Rangers com o Young Boys, 1-1. Chega aos 10 pontos, contra nove dos escoceses, oito dos suíços e cinco do Feyenoord.

Uma realidade 'impensável' há duas jornadas, quando os 'dragões' tinham quatro pontos e estavam quase condenados, ainda para mais se verificarmos que os vice-campeões lusos fecham com diferença de golos negativa (8-9).

Diferente foi a carreira do Sporting de Braga, que teve o segundo percurso mais eficaz na competição, só superado pelo Sevilha, vencedor do grupo A com 15 pontos.

Os minhotos ganham o grupo K com 14 pontos, mais um do que o Wolverhampton de Nuno Espírito Santo, que goleou o Besiktas, por 4-0.

Os 'Wolves' jogaram com cinco portugueses - Ruben Vinagre, João Moutinho, Ruben Neves, Pedro Neto e Diogo Jota. Este último seria mesmo a figura do jogo, ao protagonizar um 'hat-trick', apesar de só ter jogado nos últimos 35 minutos da partida.

Em termos de portugueses, a nota negativa tem de ir para o Sporting, derrotado por 3-0 em Linz, no fecho do grupo D. Entrou em campo apurado e poupou vários titulares, não contando ainda com o castigado Bruno Fernandes, um desaire que o deixa de fora do lote dos cabeças de série nos 16 avos de final.

O Lask Linz fica então em primeiro no grupo, com 13 pontos, e o Sporting é segundo com 12, bem à frente do PSV, de Bruma, terceiro com oito.

Quem se despede mesmo da Liga Europa, mas saindo pela porta grande, é o Vitória de Guimarães. A vitória em Frankfurt não evitou o último lugar, com cinco pontos, mas confirmou uma campanha muito interessante, batendo-se sem medo com Arsenal, Eintracht e Standard de Liège.

Passam Arsenal (11 pontos) e Eintracht (9), ficam por aqui Standard (8) e os minhotos.

Quem sofreu até ao fim para saber que continuava na prova foi Paulo Fonseca, com o grupo J a terminar com um verdadeiro 'golpe de teatro', que deixa fora dos 16 avos de final o Borussuia Moenchengladbach, líder no campeonato alemão e líder na quinta jornada desta 'poule'.

A Roma deixava-se empatar em casa com o WAC (2-2), enquanto que na Alemanha o Borussia ia empatando também com o Basaksehir até ao minuto 90+3, quando o francês Crivelli deu a preciosa vantagem aos turcos, suficiente para o apuramento e mesmo ganhar o grupo.

Passou o Basaksehir, com 10 pontos, contra nove da Roma e oito dos desalentados alemães.

O sorteio dos 16 avos de final disputa-se na segunda-feira, com Sporting de Braga, FC Porto e Benfica no pote dos cabeças de série e o Sporting no das restantes equipas.

Siga-nos no Facebook e no Twitter.

Relacionadas

Na Primeira Página

Pode gostar de ler