loading

Associação Nacional Farmácias pede intervenção do Governo para repor abastecimento

A Associação Nacional das Farmácias (ANF) pediu hoje a intervenção do Governo para repor o abastecimento de produtos de saúde de primeira necessidade, para combater a crise sanitária provocada pela covid-19.

Associação Nacional Farmácias pede intervenção do Governo para repor abastecimento

"Máscaras, gel desinfetante, paracetamol, termómetros, matéria-prima para manipulados e equipamento de proteção individual desapareceram quase totalmente das farmácias", alerta a direção da ANF em carta enviada ao primeiro-ministro.

Em comunicado, a ANF indica que na carta enviada ao primeiro-ministro, as farmácias revelam que se veem "forçadas a abandonar à sua sorte muitas pessoas, cujas necessidades não conseguem satisfazer".

Para adquirirem esses produtos, adianta a ANF, "as farmácias têm de pagar preços especulativos e, mesmo assim, não conseguem adquirir quantidade suficiente" para garantir a segurança das suas próprias equipas e de instituições como lares de idosos.

"Como contributo para o restabelecimento da normalidade do mercado, a ANF entregou à Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) um dossiê de 100 páginas com faturas e propostas comerciais apresentadas às farmácias por dezenas de empresas nacionais e importadoras, na sua maioria estranhas ao mercado de produtos farmacêuticos", pode ler-se no comunicado.

Frascos de 30 mililitros de álcool em gel a cinco euros, máscaras entre sete e 38 euros, garrafões de cinco litros de desinfetante a 79 euros e termómetros a 97 euros, são alguns dos preços de aquisição que estão a ser propostos às farmácias, refere o comunicado.

A ANF acrescenta que "felicita a ASAE pelas suas ações com vista a normalizar o funcionamento do mercado e disponibiliza-se para contribuir permanentemente para isso com informação".

"O preço de venda ao público destes produtos de primeira necessidade para o combate à covid-19 é livre, assim como a sua comercialização por uma multiplicidade de pequenos estabelecimentos e cadeias comerciais", adianta o documento.

Num "gesto inédito", a ANF refere que recomendou às 2.750 farmácias suas associadas que pratiquem margens de comercialização até ao limite de 17,5%, que se aplica aos medicamentos sujeitos a receita médica comparticipados.

"Sendo a margem legal das farmácias portuguesas a mais baixa da Europa, será inequívoco o contributo responsável e transparente da nossa rede no combate à pandemia", refere uma circular da ANF enviada hoje às farmácias.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Quem será o próximo presidente FC Porto?