loading

«Jogadores com medo de se aproximar» no regresso aos treinos na China - Cannavaro

O regresso aos treinos de futebol do Guangzhou Evergrande contou com «jogadores com medo de se aproximarem», revelou hoje o treinador Fábio Cannavaro, certo de que o campeonato não recomeçará nos próximos meses face à covid-19.

«Jogadores com medo de se aproximar» no regresso aos treinos na China - Cannavaro

“Estamos a começar a sair e a treinar. O primeiro dia foi muito esquisito, os jogadores tinham medo de se aproximarem. Tirei a máscara para lhes dizer que fizemos quarentena e estamos prontos para treinar, para tentar fazer uma vida normal”, contou o técnico italiano.

Em conversa nas redes sociais com o ex-guarda-redes Iker Casillas, agora na estrutura do FC Porto, Canavarro assumiu que, apesar de os treinos terem começado, “o governo chinês disse que nos próximos meses o desporto não vai regressar”, pelo que a competição “não vai começar sem se matar este vírus”.

Na Europa, onde a pandemia está ainda a crescer, a UEFA deu às várias federações como limite o fim de julho para se terminarem os campeonatos.

O capitão da seleção de futebol de Itália no Mundial 2006 da Alemanha diz que “a pouco e pouco a vida volta ao normal” na China, agora feita com novos hábitos.

“Sempre que alguém entra num lugar público é-lhe tirada a temperatura”, ao mesmo tempo que dão “em todo o lado material para limpar as mãos”.

O rigor quanto à forma de abordar a pandemia é geral: “Ao entrarmos na cidade desportiva até o carro nos desinfetam. Este vírus dá muito que pensar e até mudou a forma de irmos a um restaurante ou bar.”

O treinador informou que agora “praticamente não há europeus” no futebol chinês, até porque “o governo fechou a entrada a todos eles”.

“A minha família ficou em Nápoles e gostava de os ver, mas esta é a forma de matar o vírus e aqui deixaram isso muito claro. E acho que fizeram muito bom trabalho”, reconhece.

Canavarro sugeriu à Europa que veja o exemplo chinês na forma de tratar a pandemia, considerando que a Itália e a Espanha poderiam ter poupado muitas vidas se tivessem “fechado cidades logo no primeiro dia” de contágio.

O novo coronavírus, responsável pela pandemia da covid-19, já infetou mais de 940 mil pessoas em todo o mundo, das quais morreram mais de 47 mil. Dos casos de infeção, cerca de 180.000 são considerados curados.

Depois de surgir na China, em dezembro, o surto espalhou-se por todo o mundo, o que levou a Organização Mundial da Saúde a declarar uma situação de pandemia, e o continente europeu é neste momento o mais atingido, acima de 508 mil infetados e 34.500 mortos.

Em Portugal, que está em estado de emergência desde as 00:00 de 19 de março e até às 23:59 de 17 de abril, registaram-se 209 mortes e 9.034 casos de infeções confirmadas, segundo o balanço feito hoje pela Direção-Geral da Saúde.

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Quem será o próximo presidente FC Porto?