loading

Covid-19: PM britânico convida partidos da oposição para reunião

O novo líder do Partido Trabalhista, Keir Starmer, aceitou o convite feito pelo primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, aos dirigentes da oposição para discutirem na próxima semana a crise causada no Reino Unido pela pandemia covid-19.

Covid-19: PM britânico convida partidos da oposição para reunião

Um porta-voz do recém-eleito líder da oposição disse ter falado com o primeiro ministro sobre a atual “emergência nacional” e que Starmer se disponibilizou para “trabalhar construtivamente com o Governo na forma como melhor responder à pandemia”.

Antes, Boris Johnson já tinha felicitado a eleição, anunciada hoje, de Keir Starmer para suceder a Jeremy Corbyn à frente do ‘Labour’, o principal partido da oposição, tendo divulgado o convite feito a todos os restantes líderes de partidos da oposição parlamentar para uma reunião na próxima semana.

Além de Boris Johnson, a reunião terá a presença do diretor geral de saúde, Chris Whitty, e do conselheiro científico, Patrick Vallance, não tendo sido especificado o dia e nem se será feita fisicamente ou de forma remota.

Boris Johnson continuava em isolamento na sexta-feira por ainda sentir sintomas de covid-19 e desde a semana passada que se mantém em contacto com os restantes ministros por videoconferência.

“Quero escutar as vossas opiniões e atualizar-vos sobre as medidas que tomámos até agora, como a crescente capacidade para testar o apoio económico às empresas e indivíduos em todo o país”, disse o primeiro-ministro, numa carta tornada pública.

O convite foi igualmente aceite pelo líder interino dos Liberais Democratas, Ed Davey, que também prometeu uma atitude construtiva, mas defende que a melhor forma de Governo e oposição trabalharem juntos é manter o Parlamento em funcionamento.

"É por isso que os Liberais Democratas pedem a criação de uma Comissão Parlamentar sobre o coronavírus virtual ao estilo da Nova Zelândia, com representação de toda a Câmara [dos Comuns], presidida pelo líder da oposição, e o restabelecimento antecipado de um Parlamento virtual e simplificado”, disse, num comunicado.

O Parlamento britânico suspendeu os trabalhos até 21 de abril, prolongando as férias da Páscoa, estando em análise a possibilidade de realizar sessões de forma remota por videoconferência.

Na atualização dos dados feita hoje, o Ministério da Saúde indicou que o número de mortes de pessoas infetadas com covid-19 aumentou em 708 nas últimas 24 horas no Reino Unido, fazendo o total subir para 4.313.

O número de casos de pessoas diagnosticadas com a doença também aumentou em 3.735 desde sexta-feira, para 41.903, acrescentou a mesma fonte.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Quem será o próximo presidente FC Porto?