loading

Covid-19: Poliomielite regressa ao Níger após suspensão da vacinação

A Organização Mundial de Saúde (OMS) anunciou que o Níger foi atingido por um novo surto de poliomielite, na sequência da suspensão das atividades de vacinação durante a pandemia de covid-19.

Covid-19: Poliomielite regressa ao Níger após suspensão da vacinação

De acordo com esta agência das Nações Unidas, duas crianças foram infetadas por esta doença altamente infecciosa, transmitida pela água, tendo uma delas ficado paralisada.

O surto começou num vírus que sofreu uma mutação e que teve origem numa vacina, não estando relacionado com uma epidemia anterior de poliomielite que o Níger registou no ano passado, mas que já tinha sido ultrapassada, informou a OMS, através de uma declaração.

“O poliovírus continuará inevitavelmente a circular e poderá paralisar mais crianças, uma vez que não podem ser realizadas campanhas de vacinação de alta qualidade em tempo útil”, afirmou o coordenador da OMS para a erradicação da poliomielite em África, Pascal Mkanda.

Em casos raros, o vírus vivo da vacina oral contra a poliomielite pode evoluir para uma forma capaz de desencadear novos surtos entre as crianças não imunizadas. Para travar a epidemia é necessária uma vacinação mais direcionada.

No início deste mês, a OMS e os seus parceiros anunciaram que tinham de suspender as atividades de vacinação contra a poliomielite até pelo menos 01 de junho, reconhecendo que a decisão resultaria inevitavelmente na paralisia de mais crianças.

A erradicação da poliomielite exige que mais de 90% das crianças sejam imunizadas, normalmente em campanhas de massas envolvendo milhões de profissionais de saúde que quebrariam as orientações de distanciamento social necessárias para travar a propagação do novo coronavírus.

Em toda a África, 14 outros países estão a lutar para conter as suas epidemias de poliomielite, que também foram causadas por uma mutação rara do vírus na vacina oral.

Inicialmente, a meta para a erradicação da poliomielite estava traçada em 2000, um prazo que tem sido falhado e adiado repetidamente.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Quem será o próximo presidente FC Porto?