loading

Covid-19: São Tomé e Príncipe regista mais 13 casos e totaliza 200 pacientes

São Tomé e Príncipe regista 13 novos casos de infeção pelo novo coronavírus, elevando para 200 o número de pacientes com covid-19 no país, sendo mais de 90% assintomáticos, anunciaram hoje as autoridades são-tomenses.

Covid-19: São Tomé e Príncipe regista mais 13 casos e totaliza 200 pacientes

"Nas últimas 24 horas foram realizados 27 testes rápidos, dos quais 14 são negativos e 13 deram positivo", disse a porta-voz do Ministério da Saúde, Isabel Santos, indicando que, dos casos positivos, sete são homens e os restantes seis são mulheres.

O médico Martinho Santos alertou no entanto que os testes rápidos "não dão garantias de que o paciente tem ou não a covid-19".

"Um teste pode ser negativo e o paciente ter coronavírus como também pode ser positivo e o paciente ser um cidadão são", disse o médico à imprensa, sublinhando que "a maior fiabilidade está nos testes laboratoriais, designados de PCR".

O Presidente são-tomense, Evaristo Carvalho, fez hoje um "veemente apelo" à comunidade internacional para que ajude o país a criar condições para a instalação de um laboratório.

Evaristo Carvalho disse que a pandemia de covid-19, que já causou quatro mortos em São Tomé e Príncipe, está a ganhar proporções "simplesmente assustadores", querendo, por isso, "assegurar que os testes de diagnóstico" sejam realizados em São Tomé e Príncipe de "forma continua".

O chefe de Estado convocou hoje os restantes órgãos de soberania e convidou representantes em São Tomé e Príncipe da Organização das Nações Unidas (ONU) e da Organização Mundial da Saúde (OMS) para analisar a situação, tendo dito neste encontro que a solução encontrada de "envio de testes para o estrangeiro não parece ser a mais indicada".

O número de mortes provocadas pela covid-19 em África subiu hoje para 1.959, com mais de 49 mil casos da doença registados em 53 países, segundo as estatísticas mais recentes sobre a pandemia naquele continente.

Entre os países africanos que têm o português como língua oficial, a Guiné-Bissau lidera em número de infeções (475 casos e dois mortos), seguindo-se a Guiné Equatorial (439 e quatro mortos), São Tomé e Príncipe (200 casos e quatro mortos), Cabo Verde (191 e duas mortes), Moçambique (81), e Angola (36 infetados e dois mortos).

A nível global, segundo um balanço da agência de notícias AFP, a pandemia de covid-19 já provocou mais de 257 mil mortos e infetou quase 3,7 milhões de pessoas em 195 países e territórios.

Mais de um 1,1 milhões de doentes foram considerados curados.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Quem será o próximo presidente FC Porto?