loading

Covid-19: Governo angolano monta cerca sanitária em mais um bairro em Luanda

As autoridades sanitárias angolana montaram uma cerca sanitária em mais um bairro de Luanda onde se verificou um caso de transmissão local de covid-19, disse hoje o secretário de Estado para a Saúde Pública.

Covid-19: Governo angolano monta cerca sanitária em mais um bairro em Luanda

Franco Mufinda, que falava hoje em Luanda durante o balanço epidemiológico diário, adiantou que se trata do bairro Hoji Ya Henda, onde reside um cidadão da Guiné-Conacri, conhecido como 'caso 31', que regressou no dia 17 de março de Portugal.

O bairro Hoji Ya Henda junta-se assim a outras duas áreas de Luanda onde foram identificados casos de transmissão local do vírus, associado ao 'caso 26', o Futungo de Belas (Talatona) e o Cassenda (Maianga) onde já foram erguidas cercas sanitárias.

Serão, desta forma, controladas cerca de três mil pessoas, tendo sido 90 levadas para quarentena institucional.

O número total de cidadãos em quarentena institucional ascende a mais de 900.

O secretário de Estado adiantou que não foram registados novos casos nas últimas 24 horas, mantendo-se 45 casos positivos, com 30 doentes estáveis, 13 recuperados e dois óbitos.

Foram processadas até ao momento 5.704 amostras, das quais 45 com resultados positivas e 5.354 negativas, estando em processamento 305 amostras.

A nível global, segundo um balanço da agência de notícias AFP, a pandemia de covid-19 já provocou mais de 282 mil mortos e infetou mais de 4,1 milhões de pessoas em 195 países e territórios.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

O número de mortos da covid-19 em África subiu hoje para os 2.290, com mais de 63 mil infetados em 53 países, segundo as estatísticas mais recentes sobre a pandemia naquele continente.

Entre os países africanos que têm o português como língua oficial, a Guiné-Bissau lidera em número de infeções (761 casos e três mortos), seguindo-se a Guiné Equatorial (439 casos e quatro mortos), Cabo Verde (260 casos e duas mortes), São Tomé e Príncipe (212 casos e cinco mortos), Moçambique (103 casos) e Angola (45 infetados e dois mortos).

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Quem será o próximo presidente FC Porto?