loading

Covid-19: Governo de Moçambique recomenda «diálogo» a pais e escolas sobre propinas

O Ministro da Educação e Desenvolvimento Humano (Minedh) moçambicano disse hoje que os pais e escolas privadas devem encontrar uma plataforma de «diálogo» para solucionar o diferendo sobre o pagamento das propinas durante o estado de emergência.

Covid-19: Governo de Moçambique recomenda «diálogo» a pais e escolas sobre propinas

As restrições que obrigam ao encerramento das escolas estão em vigor desde 23 de março e, pelo menos, até final de maio.

“O Minedh tem incentivado os pais e encarregados de educação das escolas privadas a pautarem-se por um diálogo ameno, franco e justo para a solução do diferendo”, afirmou Gina Guibunda, porta-voz da tutela, em conferência de imprensa.

O ministério diz que cabe a si “regular aspetos de natureza metodológica e pedagógica” e que “não deve intervir na definição de valor das propinas” das escolares privadas, dada a “inexistência de instrumentos normativos” para o efeito.

Por conta da suspensão das aulas há um mal-estar instalado quanto ao pagamento de propinas.

Quanto ao reajustamento do calendário escolar, o Minedh informou ter criado uma equipa de trabalho para auscultação do setor.

Entretanto, o Governo revelou ter desenhado uma estratégia para garantir a continuidade das aulas em casa, através da Internet, rádios e televisão, distribuição de exercícios e livros gratuitos.

O ano letivo em Moçambique arrancou em fevereiro com 8,4 milhões de alunos no sistema público, segundo informações do Minedh, um aumento de 4,7% em relação a 2019.

Cerca de um milhão entrou no ensino secundário, enquanto a maioria são alunos do ensino primário (do primeiro ao sétimo ano de escolaridade).

A nível global, segundo um balanço da agência de notícias AFP, a pandemia de covid-19 já provocou mais de 302 mil mortos e infetou quase 4,4 milhões de pessoas em 196 países e territórios.

Mais de 1,5 milhões de doentes foram considerados curados.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Quem será o próximo presidente FC Porto?