loading

Covid-19: Centenas de marroquinos retidos em Ceuta (Espanha) começaram a ser repatriados

Cerca de 300 marroquinos retidos no enclave espanhol de Ceuta por causa da atual pandemia foram hoje repatriados, anunciaram as autoridades locais, acrescentando que o repatriamento de outros cidadãos de Marrocos, igualmente retidos naquela zona, prosseguirá nos próximos dias.

Covid-19: Centenas de marroquinos retidos em Ceuta (Espanha) começaram a ser repatriados

Para tentar travar a propagação do novo coronavírus, Marrocos fechou as fronteiras terrestres com Ceuta e Melilla, dois enclaves espanhóis localizados no norte daquele país, em 13 de março.

Em coordenação com Madrid, as autoridades de Rabat também suspenderam as ligações aéreas de e para Espanha, bem como o tráfego marítimo de passageiros, habitualmente muito intenso no Estreito de Gibraltar.

Após mais de dois meses, o governo marroquino forneceu às autoridades espanholas uma lista de cidadãos autorizados a regressar ao país.

O grupo de cerca de 300 pessoas deixou hoje de manhã a cidade de Ceuta, tendo sido transportado em autocarros em direção ao território marroquino, precisou, em declarações à agência France-Presse (AFP), um porta-voz da câmara daquele enclave espanhol.

A mesma fonte indicou que os cidadãos marroquinos em questão eram “famílias que estavam a fazer turismo, trabalhadores transfronteiriços e empregados domésticos”.

“O acordo é que os cidadãos marroquinos que se encontram aqui possam sair ao longo dos próximos dias", referiu o porta-voz, acrescentando que “entre 150 a 200” outras pessoas estão à espera para regressar, em breve, a Marrocos.

Por outro lado, segundo indicou o representante, outros cidadãos marroquinos, que trabalham em Ceuta, preferiram ficar.

Outros repatriamentos irão ocorrer igualmente a partir de Melilla, de onde cerca de 200 cidadãos marroquinos já saíram durante o mês de maio.

O governo de Marrocos decidiu prolongar o estado de emergência decretado devido à pandemia da doença covid-19 até 10 de junho, não existindo nenhuma indicação, até ao momento, sobre uma futura reabertura das fronteiras.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Quem será o próximo presidente FC Porto?