loading

Timor-Leste exporta gás e petróleo no valor de 100 milhões de dólares nos primeiros quatro mes

Timor-Leste exportou, nos primeiros quatro meses do ano, cerca de 100 milhões de dólares (cerca de 92 milhões de euros) de petróleo e gás, com uma queda significativa em abril, indicou hoje o Ministério das Finanças.

Timor-Leste exporta gás e petróleo no valor de 100 milhões de dólares nos primeiros quatro mes

No mesmo período, e de acordo com dados dos primeiros quatro meses do ano divulgados agora pela Direção Geral de Estatísticas, o país exportou apenas 543 mil dólares (498 mil euros) em café.

Em concreto, o país exportou nos primeiros quatro meses do ano cerca de 273 mil quilogramas de café.

Por outro lado, os mesmos dados mostraram que, entre janeiro e abril, o país importou bens no valor de 212 milhões de dólares (cerca de 195 milhões de euros), igualmente com uma descida significativa em abril.

Os valores confirmam a desaceleração da economia em abril, em que o país esteve sob estado de emergência devido à covid-19, com a exportação de petróleo e gás a descer significativamente de 28 milhões de dólares em março para apenas 2,4 milhões em abril.

As importações também caíram para metade, descendo de 71 milhões em março para 35,5 milhões no mês passado.

Devido ao estado de emergência e aos efeitos da pandemia da covid-19 em Timor-Leste, a economia timorense tem vindo a registar impactos significativos, com previsões de que a contração económica poderá chegar este ano aos dois dígitos.

O país está em duodécimos deste 01 de janeiro passado e atravessa uma profunda crise política, que afeta Governo e Parlamento, condicionando a situação económica.

Os dados agora divulgados indicaram que março registou o valor mais elevado de importações, tendo janeiro sido o que registou o valor mais elevado de exportações.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Quem será o próximo presidente FC Porto?