loading

Liga Europa: UEFA define prémios mais aliciantes para a nova prova

A nova Liga Europa em futebol, prova que substituirá na próxima época a Taça UEFA, ajustando-se aos moldes da Liga dos Campeões, vai ser alvo de uma melhoria substancial dos prémios monetários.

O Comité de Competições de Clubes definiu segunda-feira ''uma nova redistribuição'' dos valores monetários, comparativamente à Taça UEFA, como ''reflexo das alterações ao formato da prova'', disse à Agência Lusa fonte da UEFA.

Sem querer adiantar mais pormenores sobre os novos números para 2009/2010, que também serão actualizados para a Liga dos Campeões, a mesma fonte acrescentou, porém, que as verbas para a próxima época ''aumentarão significativamente devido à introdução de uma política de 'marketing' centralizada'' na Liga Europa.

No entanto, as verbas definidas segunda-feira terão de ser ainda aprovadas pelo plenário do Comité Executivo, que reunirá a 24 de Março, e só deverão ser tornadas públicas ''no início de Setembro''.

Os números da época em curso dão a clara imagem de duas provas bem distantes (e distintas), com óbvia vantagem da Liga dos Campeões, que só de prémios de presença (3 milhões) e pelos seis jogos na fase de grupos (2,4 milhões) ultrapassa claramente o máximo que um clube pode juntar na Taça UEFA (3,915 milhões, contra 5,4 milhões na prova principal).

O ''market pool'', a parte do ''bolo'' proveniente da venda dos direitos televisivos que a UEFA distribui pelos clubes, é também exemplo do grande fosso entre as duas provas.

Para esta época, o organismo reservou 274,84 milhões de euros para dividir entre os 32 clubes finalistas da ''Champions'', enquanto na Taça UEFA essa verba ''emagrece'' para os 14,55 milhões, reservados exclusivamente aos oito emblemas que garantirem o apuramento para os quartos-de-final.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Quem será o próximo presidente FC Porto?