loading

Covid-19: Mais 20 casos em Moçambique e total de infeções atinge 757

Moçambique registou, nas últimas 24 horas, mais 20 casos positivos de covid-19, elevando o total de infetados pelo novo coronavírus para 757 e mantendo-se os cinco óbitos, anunciou hoje o Ministério da Saúde.

Covid-19: Mais 20 casos em Moçambique e total de infeções atinge 757

"Deste grupo, 14 são de nacionalidade moçambicana e seis são chineses. São todos casos que resultam de transmissão local", declarou a diretora nacional de Saúde Pública, Rosa Marlene, na atualização de dados sobre a pandemia em Maputo.

Os novos doentes, que incluem duas crianças com idade inferior a 14 anos, foram registados nas províncias de Cabo Delgado (01), Nampula (09) e cidade de Maputo (10), sendo resultado da "vigilância ativa" em unidades da saúde destes pontos, segundo Rosa Marlene.

"Os novos casos estão em isolamento domiciliar e, neste momento, decorre o processo de identificação de possíveis contactos", acrescentou a diretora nacional de Saúde Pública.

Do total de 757 casos registados em Moçambique, 687 foram de transmissão local e 70 importados, havendo registo de cinco mortos e nove internados.

O Ministério da Saúde indicou ainda que 206 pessoas estão recuperadas.

Do total de 545 casos ativos, a província de Nampula lidera com o maior número de infeções, com 211 casos, seguida de Cabo Delgado, com 126, e Cidade Maputo, com 84, estando os restantes distribuídos entre as outras províncias.

Desde o anúncio do primeiro caso em Moçambique, em 22 de março, foram feitos 25.042 testes e foram submetidas a quarentena cerca de 19.500 pessoas das mais de um milhão rastreadas.

Um total de 2.486 continuam a ser acompanhadas pelas autoridades de saúde moçambicanas.

Moçambique vive em estado de emergência desde 01 de abril, prorrogado por duas vezes até 29 de junho.

Estão em vigor várias restrições: todas as escolas estão encerradas, espaços de diversão e lazer também estão fechados, estão proibidos todo o tipo de eventos e de aglomerações, recomendando-se à população que fique em casa, se não tiver motivos essenciais para tratar.

A pandemia de covid-19 já provocou mais de 472 mil mortos e infetou mais de 9,1 milhões de pessoas em 196 países e territórios, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Quem será o próximo presidente FC Porto?