loading

Nota: Caro visitante, o acesso à informação do nosso site é gratuita e de livre acesso. Tal só é possível exibindo anúncios a quem nos visita. Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios.

Covid-19

Crónica: Gil Vicente pragmático bate Rio Ave e recupera ânimo pela permanência

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

É justa a medida do Governo em autorizar o regresso I Liga e impedir a II Liga?

Um golo solitário de Rodrigão ‘selou’ hoje a vitória do Gil Vicente sobre o Rio Ave, por 1-0, em encontro da 30.ª jornada da I Liga de futebol, que acelerou a manutenção dos minhotos na elite.
Crónica: Gil Vicente pragmático bate Rio Ave e recupera ânimo pela permanência

Numa tarde de calor abrasivo no Estádio Cidade de Barcelos, o defesa brasileiro faturou aos 39 minutos e assegurou três pontos importantes para os ‘galos’, que atuaram em inferioridade numérica desde os 54, por expulsão de Rúben Fernandes.

O Gil Vicente recuperou o 11.º lugar, com 36 pontos, a nove de distância da zona de despromoção, ao passo que o Rio Ave continua com 47 pontos, marcou passo na luta pelo acesso às provas europeias e colocou o quinto lugar à mercê do Famalicão, que tem menos dois e se desloca hoje ao terreno do Tondela.

Carlos Carvalhal preservou a construção a três a partir de zonas recuadas, assumindo o controlo das operações para atrair a pressão do Gil Vicente e libertar espaço nas ‘costas’ da linha média adversária, como atestou um contra-ataque conduzido na direita por Gelson Dala, aos 10 minutos, quando serviu o cabeceamento torto de Diego Lopes.

O ligeiro ascendente dos vila-condenses perdeu fulgor com a alteração precoce de Filipe Augusto pelo lesionado Al Musrati, aos 22 minutos, proporcionando conforto com bola aos pupilos de Vítor Oliveira, dependentes da rapidez de Baraye e Lourency e do dinamismo de Rúben Ribeiro para desenharem alguns ataques, mas sem efeitos práticos.

Penalizada pela elevada temperatura, a toada desinspirada e algo quezilenta arrastou-se após a pausa para hidratação, à meia hora, sendo desbloqueada através da bola parada, aos 39 minutos, num livre lateral de Rúben Ribeiro na direita, que foi correspondido nas alturas pelo central Rodrigão, sem dar hipóteses ao guarda-redes Pawel Kieszek.

O Rio Ave reforçou a presença ofensiva ao intervalo e ameaçou a igualdade logo na primeira jogada da etapa complementar, graças ao pontapé forte de Gelson Dala, que passou perto do alvo, e deu o mote para uma atitude mais adiantada dos visitados, acentuada com a expulsão do capitão gilista Rúben Fernandes, aos 54 minutos.

Mehdi Taremi cobrou um livre à figura de Denis aos 57, no mesmo minuto em que Lourency derrubou Gelson Dala na área e o árbitro Iancu Vasilica assinalou grande penalidade, decisão que reverteu cinco minutos mais tarde com auxílio do videoárbitro (VAR) e serviu para injetar confiança no conjunto de Barcelos.

À iniciativa do Rio Ave, repleta de trocas posicionais no último terço e sedenta de maior eficácia no cabeceamento de Mehdi Taremi, aos 68 minutos, o Gil Vicente diminuiu os índices de pressão e optou por encarar o avanço do relógio na expectativa, enquanto depositava crença nas transições concluídas por Lourency (65) e Samuel Lino (87).

A formação da foz do Ave ainda viu um golo anulado a Tarantini, aos 82 minutos, devido à posição irregular de Taremi, e ameaçou festejos pelos pés de Bruno Moreira em cima dos ‘descontos’, esforços prejudicados pela previsibilidade com bola dos ‘verde e brancos’, acompanhada pelas constantes interrupções, que premiaram o esforço minhoto.

Programa da jornada:

Sexta-feira, 3 de Julho de 2020
Santa Clara - Marítimo, 0 - 1

Sábado, 4 de Julho de 2020
V. Setúbal - Paços Ferreira, 2 - 3
Portimonense - V. Guimarães, 0 - 1
Benfica - Boavista, 3 - 1
Sp. Braga - Desp. Aves, 4 - 0

Domingo, 5 de Julho de 2020
Gil Vicente - Rio Ave, 1 - 0
Tondela - Famalicão, 0 - 1
FC Porto - Belenenses SAD, 5 - 0

Segunda-feira, 6 de Julho de 2020
Moreirense - Sporting, 0 - 0

Siga-nos no Facebook e no Twitter.

Relacionadas

Pode gostar de ler

Na Primeira Página