loading

Inglaterra: Leeds United regressa à Premier League 16 anos depois

O Leeds, três vezes campeão inglês, viu ontem confirmado o regresso à Liga inglesa de futebol 16 anos depois, ao beneficiar da derrota do West Bromwich diante do Huddersfield, na 45.ª e penúltima jornada do Championship, segundo escalão.

Inglaterra: Leeds United regressa à Premier League 16 anos depois

A formação comandada pelo argentino Marcelo Bielsa, que lidera a prova com 87 pontos, estava a apenas um ponto da promoção ao principal escalão, mas viu antecipado o regresso à Premier League graças ao desaire por 2-1 do segundo classificado, que tem 82 e mais um jogo.

Com duas partidas por disputar no Championship, o Leeds, no qual alinha o extremo português Hélder Costa, garantiu já a subida à ‘elite' do futebol inglês, de onde tinha caído em 2004.

Os ‘peacocks' estão igualmente próximos de assegurar o título de campeão do segundo escalão, bastando-lhes somar um ponto na visita ao Derby County, no domingo, o que até poderá nem ser necessário, caso o Brentford, terceiro colocado, com 81 pontos, não vença o Stoke, no sábado.

Desde que foi despromovido da Premier League, em 2004, o Leeds passou 13 temporadas no segundo escalão e três no terceiro (League One), sendo que na época passada lutou até final pela subida de divisão, mas acabou por ser eliminado nas meias-finais do ‘play-off' do Championship.

O Leeds, campeão inglês em 1968/69, 1973/74 e 1991/92, teve os últimos grandes desempenhos no final da década de 90 e nos primeiros anos do novo século, chegando às meias-finais da Taça UEFA, em 1999/00, e da Liga dos Campeões, em 2000/01.

Na equipa então comandada por David O'Leary pontificavam jogadores como Nigel Martyn, Ian Harte, Jonathan Woodgate, Rio Ferdinand, Harry Kewell, Lee Bowyer, Alan Smith, Robbie Keane ou Mark Viduka.

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Quem será o próximo presidente FC Porto?