loading

Governo pretende retoma de todas as modalidades coletivas até ao final de agosto

João Paulo Rebelo, secretário de Estado da Juventude e do Desporto, anunciou hoje que o Governo pretende que todas as modalidades de desporto coletivas sejam retomadas até ao final do mês de agosto.

Governo pretende retoma de todas as modalidades coletivas até ao final de agosto

"Temos estado em conversações com o setor e a ideia é que no final do mês de agosto todas as modalidades coletivas possam retomar as suas competições", disse João Paulo Rebelo em audição na Comissão de Educação, Ciência, Juventude e Desporto, na Assembleia da República.

O secretário de Estado assumiu estar "alinhado" com a preocupação manifestada por diversas instituições em torno da retoma da atividade desportiva nas mais diversas modalidades, frisando que a atenção dada ao tema tem sido a adequada.

"Dar mais atenção ao setor não seria muito fácil. Desde a primeira hora da pandemia, os atletas de alto rendimento e profissionais estiveram sempre excecionados das medidas de confinamento, o que significa que não estiveram impedidos de praticar a sua atividade. Isto aconteceu a 22 de março, ainda antes de sabermos se os Jogos Olímpicos iam acontecer ou não", recordou João Paulo Rebelo.

O governante lembrou ainda que durante a pandemia de covid-19 foram garantidos o apoio financeiro aos programas olímpico e paralímpico, assim como o financiamento às federações desportivas.

"Quando o movimento desportivo fala em fundos de apoio, objetivamente ainda não conhecemos propostas concretas. É com dinheiro que vamos comprar a confiança dos pais para a retoma desportiva dos seus filhos?", questionou o secretário de Estado.

João Paulo Rebelo terminou a sua intervenção com a garantia de que tudo está a ser feito para garantir o normal funcionamento das competições e anunciou que recebe na próxima semana o Comité Olímpico de Portugal (COP), o Comité Paralímpico de Portugal (CPP) e a Confederação de Desporto de Portugal (CDP), que na última semana apresentaram uma moção estratégica que indica um conjunto de medidas para revitalizar o desporto nacional.

Recorde-se que o documento, concertado entre as três instituições, agrega sete propostas e começa por pedir a retoma das atividades desportivas, paradas devido à covid-19, em segurança, através do envolvimento das entidades públicas desportivas e das autarquias, num modelo de parceria.

Num segundo ponto, pede-se a inclusão da sustentabilidade da atividade desportiva no plano de revitalização económica e social elaborado pelo Governo, assim como a criação de um fundo especial de apoio ao desporto, com uma recapitalização das federações desportivas de forma a poderem ajudar o movimento associativo de base.

Entre as propostas apresentadas está também a criação de um grupo de trabalho com elementos da administração fiscal, da administração pública e do desporto que estude os apoios aplicados ao setor, e a promoção das políticas de aumento da empregabilidade no desporto e do agente desportivo benévolo.

Por fim, a moção estratégica elaborada pelo COP, CPP e CDP sugere a inclusão do desporto nas propostas de promoção turística que Portugal apresenta para o exterior e, por último, o aumento significativo da mobilização desportiva através do lançamento de uma campanha de promoção e valorização do desporto.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Quem será o próximo presidente FC Porto?