loading

Lituânia: João Luís admite que o percurso até a conquista da Taça foi «excecional»

João Luís, treinador português que venceu hoje a Taça da Lituânia, com o FK Panevezys, pela primeira vez na história do clube, admite que o percurso até a final foi «excecional».

Lituânia: João Luís admite que o percurso até a conquista da Taça foi «excecional»

“Foi um percurso excecional, de uma equipa que, acima de tudo, mereceu a conquista desta taça”, enalteceu o técnico madeirense à Lusa, ao referir-se aos 11 golos marcados e apenas um sofrido ao longo de toda a competição, que a sua formação venceu nas grandes penalidades.

O adversário FK Suduva, atual líder do campeonato, detinha o título da competição, mas isso não esmoreceu a motivação da formação liderada pelo ‘timoneiro’ luso.

“Eu sabia que ia jogar contra um grupo de jogadores bem mais forte, uma equipa que tem sido campeã nos últimos anos, mas a minha equipa trabalha muito e acredita nas ideias de jogo que passamos e gostam de pô-las em campo”, sublinhou.

Os dois conjuntos defrontaram-se três vezes esta época em partidas muito “equilibradas”, duas para o campeonato, com uma derrota tangencial para o Panevezys (1-0), seguindo-se um empate (1-1, primeira vez que o conjunto tirou pontos ao Suduva) e por último a final da taça deste sábado.

“Nós sabíamos que tínhamos algumas hipóteses se conseguíssemos impor o nosso jogo. Foi muito difícil. Sempre que jogamos contra o Suduva tivemos muita dificuldade em impor o nosso jogo, mas adaptamo-nos muito bem, apostámos nas transições rápidas e tivemos muita concentração nas tarefas defensivas. A união foi uma das armas da equipa, estão juntos em todos os momentos, desde os treinos aos jogos e hoje isso foi notório”, apontou.

Com a conquista da Taça da Lituânia, o Panevezys garantiu um lugar na Liga Europa, um “sonho”, que chegou antes do previsto, segundo o treinador madeirense.

“Quando cheguei ao clube, eles falaram desse sonho e eu tentei fazer-lhes ver que esse sonho era possível, mas que depois nada garantia que nos anos seguintes se repetisse, porque o clube era demasiado jovem e não tinha criado bases. Propus um caminho diferente, um caminho que levasse à criação de mais bases, estruturar o clube de forma diferente para que, no dia que conseguíssemos chegar à ‘Europa’, esse tipo de êxito se repetisse época após época”, esclareceu.

Apesar da conquista “prematura”, João Luís não poderia estar mais feliz, por mais um marco histórico para o clube fundado em 2015.

“A verdade é que essa ‘Europa’ chegou ainda antes desse crescimento, dessa base que estamos a construir gradualmente, mas vamos aproveitar da melhor maneira”, acrescentou o técnico de 53 anos.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Quem será o próximo presidente FC Porto?