loading

Crónica: Benfica ‘fica-se’ pelo empate em Liège e termina grupo em segundo

O já apurado Benfica empatou (2-2) hoje no reduto do Standard Liège, no encontro da sexta jornada do grupo D da Liga Europa de futebol, falhando a possibilidade de ficar em primeiro e de ser cabeça de série.

Crónica: Benfica ‘fica-se’ pelo empate em Liège e termina grupo em segundo

Apesar não terem conseguido, os ‘encarnados’ sabiam, de antemão, que não bastava vencer na Bélgica para assegurar o primeiro lugar da ‘poule’, tendo sempre de esperar por uma ‘escorregadela’ do Rangers, em Poznan, um cenário que não se verificou.

Como já vem sendo hábito na presente época, o conjunto de Jorge Jesus voltou a sofrer primeiro, face ao tento de Raskin, aos 12 minutos, mas reagiu quatro minutos depois, num cabeceamento certeiro de Everton. Após o descanso, Tapsopa (60) voltou a colocar na frente os belgas, que permitiram nova igualdade às ‘águias’, mas apenas de penálti, cobrando por Pizzi (67).

Na Polónia, os escoceses, que ‘vacilaram’ nos dois embates com o Benfica, quando permitiram duas igualdades estando a vencer de forma confortável, hoje foram exímios, diante do Lech, fruto dos golos de Itten (31) e Hagi (72).

O Rangers terminou na liderança do grupo, com 14 pontos, mais dois do que o Benfica, que no sorteio dos 16 avos, agendado para segunda-feira, pode 'apanhar' as equipas vindas da Liga dos Campeões, assim como os vencedores dos grupos da Liga Europa.

Já com o apuramento na ‘mão’, a Roma, treinada pelo português Paulo Fonseca, apresentou uma equipa com menos minutos e sofreu a primeira derrota na competição, na Bulgária, onde perdeu por (3-1) com o CSKA Sofia, com o primeiro golo a ser da autoria do luso Tiago Rodrigues.

No mesmo grupo A, o Young Boys, da Suíça, apenas precisava de empatar na receção ao Cluj para acompanhar os transalpinos na fase seguinte, porém, na reta final, os helvéticos foram do pesadelo ao sonho em poucos minutos.

Depois de Debeljuh ter marcado para o Cluj, aos 84 minutos, os suíços deram a volta ao marcador em dois minutos, ambos em tempo de compensação, num jogo que terminou com três expulsões, duas para os romenos e uma para os locais.

O Arsenal, apesar dos maus resultados no campeonato inglês, mostrou na fase de grupos um nível superior aos dos adversários, tendo sido mesmo a única equipa a fazer o pleno de vitórias, concluindo a sexta ronda com mais uma (4-2) e com Cédric Soares a titular, na República da Irlanda, perante o Dundalk. Também no grupo B, o Molde, que empatou a dois golos no reduto do Rapid Viena, faz companhia aos londrinos.

Na ‘poule’ C, Bayer Leverkusen e Slavia de Praga já tinham o ‘passaporte’ no ‘bolso’, pelo que o embate entre dois foi somente para atribuir o primeiro lugar, que ficou entregue aos germânicos, após a vitória por 4-0.

Nápoles, com Mário Rui no ‘onze’, Real Sociedad e AZ Alkmaar tinham todos chances de seguir em frente no Grupo F e o final acabou por ser risonho para os bascos, uma vez que um golo de Willian Jose no San Paolo, já em tempo de descontos, apurou os espanhóis.

Contudo, os holandeses, que hoje terminaram o jogo com menos um elemento, fracassaram também já nos minutos extra, permitindo ao eliminado Rijeka somar a primeira vitória (2-1).

O PSV cumpriu e venceu o grupo E, após golear por 4-0 o Omonia, de Vítor Gomes e Francisco Rosa, e o Granada, com Rui Silva no banco de suplentes, mas sem Domingos Duarte, ficou-se pelo ‘nulo’ na Grécia, perante o PAOK, resultado que permitiu seguir em frente.

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Quem será o próximo presidente FC Porto?